Eletromagnetismo
Por: Wilian Nascimento • 15/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.377 Palavras (6 Páginas) • 272 Visualizações
INTRODUÇÃO
No mundo moderno em que vivemos, sempre nos deparamos a cada dia com novas invenções ou novas aplicações para as já existentes, mas todas com o mesmo objetivo de otimizar e proporcionar mais conforto ao homem atual. E com este olhar buscamos um meio de fixar os conhecimentos aprendidos na disciplina de Modelamento de Sistemas Dinâmicos, usando estes para desenvolver ou otimizar algum artificio mecânico/eletrônico que pudesse de maneira prática resultar em algo aplicável em alguma situação que possa haver nos dias atuais.
Para aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver a capacidade de criação e solução de problemas, resolveu-se desenvolver um artificio que de maneira autônoma mantivesse uma plataforma (ou mesa) sempre a uma mesma altura, independente da carga que esteja sobre a mesma. A inspiração do projeto veio das suspensões ativas que alteram suas reações dependendo do tipo de solicitação que esta sofrer.
OBJETIVO
O projeto tem como objetivo focar no equilíbrio de uma plataforma que sofre um determinado valor de carga, sendo que esta plataforma utilizará os recursos disponíveis para manter sempre a mesma altura, mesmo que esta sofra diferentes solicitações de carregamento ao longo do tempo.
METODOLOGIA
Materiais:
Para a montagem do projeto utilizamos os seguintes itens:
- Modulo Sensor de Distância Ultrassônico HC-SR04:
[pic 2]
- Potenciômetro de 10K:
[pic 3]
- Placa Arduino Uno R3 e cabo USB para alimentação:
[pic 4][pic 5]
- Ferro de solda branca:
[pic 6]
- Protoboard:
[pic 7]
- 2 Relés com alimentação de 5V:
[pic 8]
- Unidade pneumática com:
- Fonte de tensão:
[pic 9]
- Tomada de pressão com lubrifil:
[pic 10]
- Valvula de controle de vazão:
[pic 11]
- Cilindro Pneumáico:
[pic 12]
- Valvula direcional 4 vias / 2 posições duplo acionamento por solenoide:
[pic 13]
- Bancada para montagem da unidade pneumática:
[pic 14]
Montagem:
Após a realização do anteprojeto e obtenção dos componentes necessários para realização do mesmo, deu-se inicio da montagem no laboratório de pneumática nos seguintes passos:
- Realizado a ligação dos componentes pneumáticos: neste circuito têm-se o controladores de vão e pressão que estão diretamente ligados à função transferência do sistema, com a razão da variação da vazão mássica sobre a variação da pressão consegue-se obter a variável resistência (R) do sistema. Como este sistema não apresenta grande complexidade da grandeza, pôde-se aplicar a variável capacitância (C) entre valores de 1,0 à 1,2. Como se trata de um sistema de primeira ordem, pôde-se aplicar a função transferência:
[pic 15]
- Programação lógica do modulador: Nesta etapa criou-se o algoritmo responsável pelo recebimento dos valores de entrada, processamento dos mesmo e emissão dos valores de saída para aproximação do valor desejado (set point), assim criou-se a seguinte lógica (utilizando o software IDE1.7):
[pic 16][pic 17]
[pic 18]
Esta lógica, tem como principal finalidade estabelecer uma relação do sinal enviado pelo potenciômetro (que é escolhido manualmente) com o sinal enviado pelo sensor ultrassônico, o sinal do potenciômetro na qual é selecionado arbitrariamente será o set point do sistema, logo o sensor será a correção da altura do cilindro caso ocorra variação da mesma em virtude de qualquer fenômeno externo (ex: carregamento do cilindro). Inserido uma tolerância de 2cm para ajustar a sensibilidade do sistema.
3.Ligação dos componentes elétricos: Com o algoritmo finalizado, foi possível determinar as portas lógicas de entrada e saída para o circuito elétrico. Realizado a ligação do potenciômetro com a placa arduino R3 e esta foi ligada ao sensor ultrassônico, sensor este foi fixado na haste do cilindro pneumático. Em seguida ligou-se as saídas de controle da placa aos relés que acionarão os solenoides das válvulas de controle. (obs: devido a placa enviar uma corrente insuficiente para atracar os relés de 5v, utilizou-se de recursos eletrônicos (diodos, tiristor e resitores) para apropriar o sinal enviado aos relés)
RESULTADOS
Quando estabelecido a altura que é determinada manualmente pelo potenciômetro, o controlador recebe o sinal do potenciômetro e do sensor de distancia da haste do cilindro, ambos são convertidos em sinais similares para que ocorra a relação da altura medida com a altura desejada (set point). O acionamento das válvulas direcionais ocorre em duas situações distintas:
Quando a altura da haste for maior que o valor estabelecido pelo potenciômetro, a válvula solenoide atuará de modo a deixar o cilindro pneumático recuar.
Quando a altura da haste estiver menor que o valor estabelecido pelo potenciômetro, a válvula direcional atuará de modo a deixar o cilindro pneumático avançar.
A válvula de restrição de vazão influencia diretamente na velocidade de movimentação do cilindro pneumático.
Logo quando sistema em funcionamento, o mesmo trabalha de modo a manter sempre altura estabelecida pelo potenciômetro, ou seja, mesma que o cilindro sofra um carregamento ou um descarregamento, o sistema fará o ajuste necessário para manter a altura estabelecida pelo potenciômetro. Quando alteramos o valor do potenciômetro, estamos estabelecendo um novo set point e com isso o sistema se ajusta de modo a manter a altura do cilindro igual a nova altura desejada.
...