Emissão de poluentes veículo combustão interna
Por: guiguibanath • 8/3/2019 • Tese • 3.130 Palavras (13 Páginas) • 105 Visualizações
Tecnologia em veículos a combustão interna para economia de combustível e redução de poluentes
MARTINS, Adguimar Antônio Campos1; CASTRO, Guilherme de Oliveira2; GUIMARÃES, Leonardo da Mata3
[pic 1]
Resumo: A análise de uma tecnologia que propõe uma economia de combustível e também a redução de emissão de poluentes através de curtas paradas no motor dos automóveis, através de testes realizados em trechos urbanos com um veículo que possua esta tecnologia denominada Start Stop, o qual com o sistema ativado será comparado ao sistema desativado, afim de verificar se esta tecnologia é compensatória ou não.
Palavras-chave: Start Stop. Tecnologia. Automóveis.
Abstract: The analysis of a technology that proposes a fuel economy and also the reduction of emission of pollutants through short stops in the motor of the cars, through tests carried out in urban stretches with a vehicle that has this technology called Start Stop, which with the system will be compared to the deactivated system, in order to verify if this technology is compensatory or not.
KEY WORDS: Start Stop. Technology. Automobiles.
1 Introdução
É notório a preocupação em relação ao meio ambiente, bem como a utilização da tecnologia como forma de solução positiva aos problemas ambientais, pois constantemente surgem novas tecnologias para redução de poluentes, redução de consumo de recursos naturais que não são renováveis e até mesmo iniciativas inovadoras para que as pessoas possam atentarem para o meio ambiente e com os veículos automotores não poderia ser diferente. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA, 2013) foi realizado um Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários o qual como o próprio nome declara, foi registrado todas as emissões de poluentes por veículos na atmosfera a fim de realizar um comparativo entre as emissões dentre 1992 à 2012 em outro relatório feito pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE, 2013) verificaram que mesmo com aumento da frota de veículos, houve uma queda nas emissões, isto se deve ao controle estabelecido por cada estado, que antigamente não ocorria, pois não era controlado a quantidade de emissões que um veículo emitia na atmosfera, e hoje as montadoras são obrigadas a declararem estes valores, além de serem estimuladas a criarem tecnologias que reduzam as emissões e também façam os veículos consumirem menos combustível.
Dentre estes motivos, surgiu o Sistema Start Stop. Esta tecnologia originou-se em meados da década de 70 no Japão pelo fabricante automotivo Toyota Motor Corporation, inicialmente a tecnologia foi aplicada no veículo Toyota Crown, que em operação, o motor desligava quando ficava 1,5 segundos em ponto morto e marcha lenta, sendo que a montadora afirmava na época que conseguiram alcançar 10% de redução de consumo (VERZIMIASSE, 2012). Porém a tecnologia na época não foi bem aceita visto que os automóveis eram carburados e quando eram desligados, tinham dificuldade em funcionar novamente o motor. Com a criação do sistema de Injeção Eletrônica isso foi resolvido e com o passar do tempo, outras montadoras de veículos também foram aprimorando a tecnologia.
Assim, o objetivo proposto deste trabalho é realizar uma analise da Tecnologia Start Stop através de testes em um veículo que possua o sistema no qual será observado os dados de consumo. Os testes serão realizados em trechos urbanos com o sistema ativado em comparação ao sistema desativado, calculando os intervalos de tempo que o motor ficará em funcionamento, para obter resultados se a referida tecnologia é compensatória ou não.
2 Desenvolvimento
2.1 Referencial Teórico
2.1.1 Sistema Start Stop
Segundo BOSCH o sistema Start Stop é uma tecnologia que contem componentes eletrônicos que reconhecem a forma em que o veículo está sendo utilizado, fazendo com que a central deste sistema desligue automaticamente o motor do veículo após alguns milésimos de segundos parado em baixa rotação e com o automóvel em ponto morto no caso de veículos manuais. Quando o condutor retira o pé da embreagem em veículos manuais e no caso de veículos automáticos, quando o condutor tira o pé do freio, o sistema liga novamente o motor. Ainda de acordo com BOSH, o sistema gera uma redução no consumo de combustível entre 5% a 15%, dependendo do uso e condições de trânsito.
2.1.1.1 Funcionamento do Start Stop
Segundo OLIVEIRA (2012, online):
Existem dois tipos de Start & Stop: o primeiro é baseado no sistema de partida convencional, que tem como principais alterações a introdução de um motor de partida mais robusto e uma central eletrônica para gerenciar o sistema e “dizer” quando o motor tem que desligar ou ligar. Esse é o tipo de sistema do gênero mais utilizado atualmente, por ser o de menor custo no desenvolvimento, fabricação e implantação.
Já o segundo baseia-se no alternador, que substitui o motor de partida e faz um trabalho inverso, girando o motor através da correia.
Quando é dada a partida no motor, ele fica responsável por gerar rotação para os componentes do sistema e, a partir do momento em que o motor entra em funcionamento, ele passa a gerar eletricidade como um modelo tradicional.
Mas, para que o Start & Stop possa entrar em funcionamento existem algumas regras. O veículo, por exemplo, precisa estar parado e com a rotação do motor em marcha lenta. No caso de carro com câmbio manual, o pedal da embreagem deve estar acionado, já para automóveis com transmissão automática, o freio deve estar pressionado e, além disso, a temperatura ambiente e do motor devem estar dentro do normal. (OLIVEIRA, 2013, online).
A tecnologia Start Stop é um sistema basicamente composto por oito componentes, que são eles: “unidade de comando do motor com a opção de um software star stop, conversor DC/DC de 12V, bateria de ciclo profundo (EFB, AGM), motor de arranque start stop, sensor da bateria, sensor de posição neutra, sensor de rotação da roda, sensor da cambota e alternador com travagem regenerativa”, estes em conjunto garantem o funcionamento e integridade deste sistema. (BOSCH, 2018).
2.1.1.2 Unidade de Comando do motor com Opção de Software Start/Stop
...