Empreendedorismo e inovação, será o grande desafio da atualidade?
Por: NinaRosinha • 21/3/2019 • Trabalho acadêmico • 694 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
Instituto Federal de Pernambuco – Cabo de Santo Augustinho
Módulo Empreendedorismo da Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão estratégica em Logística.
Msc. Rita Rovai Castellan
Pós-Graduanda Rosângela Gleison da Silva
Empreendedorismo e inovação, será o grande desafio da atualidade?
Existe uma ligação forte e direta entre o empreendedorismo e a inovação, principalmente num cenário tão mutável quanto o nosso, seja na tecnologia em geral, como na forma de pensar, na forma de administrar e enxergar o todo. A busca pelo diferente, pela novidade, hoje é a forma mais visivelmente hábil de obter notoriedade seja em qual for o ramo de atividade, porém, não adianta criar se não souber como conduzir e administrar tal feito e é desse ponto que a ligação entre a inovação e o empreendedorismo volta a ser pauta. É como criar uma ferramenta magnífica de mil e uma utilidades e a entregar a um leigo que não saberá manuseá-la, assim é o mesmo que ter em mãos algo novo e eficaz, mas não saber empreender de forma eficiente.
O empreendedorismo possui uma visão muito ampla do negócio, serviço ou produto e é tão importante quanto inovar, isso se não for de mais significância, já que fazer algo certo não vale a pena, se não o fizer da forma correta. Essa abrangência é o que acarreta ao sucesso e a prosperidade da inovação, a novidade ela precisa ter todo um suporte administrativo e visionário que o alavanque perante o seu público alvo e/ou mercado. A sociedade em si tem sofrido constantes mudanças na sua forma de enxergar e qualificar o que é consumido, seus valores têm mudado constantemente, como também suas necessidades e exigências. A tecnologia é com certeza um dos maiores exemplos de criatividade e mutação constante, hoje eletros e eletrônicos por exemplo, com espaço de tempo cada vez mais curto possuem novidades a todo momento e isso atrai muito o consumidor final, como também o torna cada vez mais exigente, o que para o empreendedor que almeja se manter forte no mercado é extremamente desafiador e difícil acompanhar e ultrapassar essas constantes mudanças.
O desafio de atender os requisitos dos clientes, é talvez o de maior nível de complexidade para o empreendedor, hoje as pessoas buscam não só por inovação, mas principalmente pela qualidade e resultados esperados de acordo com o que é oferecido, logo a inovação tem que estar em total parceria ao empreendedorismo para que fatores como qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo sejam priorizados e valorizados ao máximo. Sabemos que é praticamente impossível atingir sucesso nos 5 fatores mencionados, o trade-off é inevitável num empreendimento, já que sempre que se opta em priorizar um ou dois fatores, isso afetará os demais, mas é imprescindível que a priorização seja considerada uma cultura intrínseca no desenvolver do negócio e que a problematização dos demais fatores sejam minimizados ao máximo possível, o que é de total possibilidade se houver uma comunicação, tanto externa quanto interna, entre seus clientes internos e externos, com o mercado e seus colaboradores em geral.
Sabemos que na prática a situação é muito mais complexa do que consta
...