Energia Eólica Projeto
Por: Paulo Castro • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.162 Palavras (5 Páginas) • 225 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
[pic 1]
IMPLANTAÇÃO DE UM PARQUE EÓLICO
Engenharia
Projeto 1 turma: 2ENG13B
Grupo H
Professor: Alfredo Nazareno Pereira Boente
Junho de 2015
Dedico esse trabalho aos curiosos e amantes da ciência e da engenharia e ao professor Alfredo Nazareno Pereira Boente
1 Identificação do proponente/executor
2 Histórico de experiência da Instituição
3 Caracterização do problema e justificativa
4 Objetivos
Objetivo geral:
Objetivo especifico
5 Metas
6 Metodologia
7 Cronograma
8 Orçamento
Referencia Bibliográfica
Identificação do proponente/executor
RENOVA ENERGIA S.A. estabelecida no endereço Avenida Roque Petroni Junior, 999 – 4º andar, Vila Gertrudes, São Paulo. CEP: 04707-910. Tel/Fax: +55 (11) 3509-1100 / +55 (11) 3509-1113. Companhia Aberta, CNPJ nº 08.534.605/0001-74, NIRE 35.300.358.295, fundada em 2001. Tendo como Coordenador de Desenvolvimento de Projetos Eólicos, Denis Bellini, atuando na sede da empresa em São Paulo.
Histórico de experiência da Instituição
A Renova é líder em geração de energia por fontes renováveis no Brasil, oferecendo preços competitivos, inovação e responsabilidade socioambiental, comprometida com o desenvolvimento sustentável do país.
A empresa concentra expertise para desenvolvimento e execução de projetos completos, atuando de forma integrada em todas as fases do ciclo, compreendidas por identificação de áreas; campanhas fundiárias e de medição de potencial energético, regularização fundiária, licenciamento ambiental, elaboração de projetos, comercialização, construção e operacionalização.
A Renova possui mais de 1,8 GW de capacidade instalada contratada em parques eólicos, e mais de 2,5GW de projetos em desenvolvimento.
Em julho de 2012 a Companhia inaugurou o maior complexo eólico da América Latina, o Alto Sertão I, instalado no sudoeste da Bahia, nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã. São 14 parques eólicos que comportam 184 aerogeradores e 293,6MW de capacidade instalada, contratada no leilão de energia reserva (LER) de 2009.
Caracterização do problema e justificativa
A seca é um problema ambiental que prejudica muito nosso país, devido termos muitas hidrelétricas. Essa seca acaba fazendo com que o país tenha que comprar energia de outros países e a consequência disso é o aumento da conta de luz, que gera o desconforto dos cidadãos.
Objetivos
Objetivo geral: Temos com objetivo, mostrar que a energia eólica pode ser um dos reforços para os problemas com energia no pais. Ao fim do primeiro campo de energia, e com os resultados em mãos se terá que o aumento da produção de energia será satisfatório, levando mais conforto e segurança aos cidadãos. Com isso receberemos mais orçamento para ampliar nossos campos.
Objetivo especifico: Temos como objetivo montar um campo de energia eólica com o menor número de acidentes de obra possíveis e com o um orçamento não muito elevado, terminando a obra no tempo estimado com o mínimo de transtornos.
Metas
Através deste projeto de construção de um novo parque eólico no Brasil temos a meta de aumenta a oferta energética brasileira de modo limpo e renovável. Assim como poder reduzir os custos da energia graças a lei a da procura e da oferta, levando assim energia boa, barata, e de qualidade aos brasileiros.
Metodologia
Parques eólicos geralmente são construídos em regiões serranas ou sobre dunas litorâneas. Uma obra de parque eólica dura em média 2 anos, o que é considerado um prazo pequeno. Além do curto tempo, esse tipo de obra engloba muitas atividades paralelas tendo uma preocupação com os suprimentos de materiais e com a movimentação das equipes de trabalho.
A construção de um Parque eólico é dividida em três partes: Obras civis, que envolvem terraplanagem e fundações; montagem dos aeroregadores e implantação dos cabeamentos para distribuição no sistema brasileiro de energia.
Tudo começa antes da instalação do canteiro de obras. É realizado estudos no campo para auxiliar os licenciamentos e os projetos.
A parte de suprimentos de materiais é mais uma parte da construção que merece muita atenção sendo necessário prever os movimentos de equipamentos e materiais tanto fora quanto dentro do canteiro de obras.
O último passo da construção civil é a concretagem que costuma durar de 6 a 8 meses. Após essa etapa, inicia-se a montagem dos aerogeradores e, em seguida, a instalação da saída dos cabos elétricos dos aerogeradores até a chegada deles a rede básica do sistema elétrico brasileiro.
Cronograma
O prazo total de conclusão da obra se dá em 29 meses.
São necessários 9 meses para se estudar onde vai ser implantado evitando qualquer desastre ambiental e evitar colocar em risco a flora e fauna do local.
São necessários mais 8 meses para o estaqueamento e concretagem da base dos aerogeradores (que é dividido em 3 etapas).
...