Energias Renováveis
Exames: Energias Renováveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LindianaTavaresMorais • 13/3/2013 • 4.840 Palavras (20 Páginas) • 2.098 Visualizações
ENERGIAS
LINDIANA TAVARES MORAIS
Nº21-T/50 ENERGIAS RENOVÁVEIS
TECNOLOGIAS E PROCESSOS
ÍNDICE
INTRODUÇÃO………………………………………………………………………3/4
DESENVOLVIMENTO………………………………………………………………..4
1- ENERGIAS NÃO RENOVÁVEIS……………………………………………….4
1.1-PETRÓLEO…………………………………………………………………4/5
1.2-CARVÃO MINERAL………………………………………………………….5
1.3-GÁS NATURAL………………………………………………………………5
1.4-ÚRANIO E PLUTÁNIO…………………………………………………….6/7
1.5-IMPACTO AMBIENTAL……………………………………………………..7
1.6-VANTAGENS E DESVANTAGENS……………………………………….8
2-ENERGIAS RENOVÁVEIS………………………………………………………9
2.1-TIPOS E APLICAÇÕES…………………………………………………….9
2.1.1-ENERGIA HÍDRICA……………………………………………………….9
• TURBINAS HIDRAÚLICAS………………………………………9/10
2.1.2-ENERGIA SOLAR……………………………………………………….10
• COLETORES SOLARES TÉRMICOS…………………………..11
• FORNOS SOLARES……………………………………………11/12
• PAINÉIS FOTOVOLTAICOS………………………………….12/13
2.1.3-ENERGIA EÓLICA………………………………………………………14
• BIOMASSA (BIO-DEGRADÁVEL)……………………………14/15
• ENERGIA GEOTÉRMICA (SUBSOLO) …………………………15
A BAIXA PROFUNDIDADE…………………………..15
A GRANDE PROFUNDIDADE………………………..16
2.1.4-ENERGIA DOS OCEANOS…………………………………………….16
• MARES……………………………………………………………….17
• ONDAS……………………………………………………………….17
2.1.5-IMPACTE AMBIENTAL DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS………18/19
3 – CONCLUSÃO…………………………………………………………19/20/21
4-NETOGRAFIA…………………………………………………………………21
INTRODUÇÃO
Definir energia não é algo trivial, e alguns autores chegam a argumentar que a ciência não é capaz de definir energia, ao menos como um conceito independente. Contudo, mesmo para estes autores, embora não se saiba o que é energia, se sabe o que ela não é, em clara alusão aos demais significados da palavra difundidos em senso comum, não obstante bem distintos daqueles encontrados no meio científico. Este artigo foca a acepção científica da palavra energia. As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos principais: permanentes (renováveis) e temporários (não-renováveis). As fontes permanentes são aquelas que têm origem solar, no entanto, o conceito de renovabilidade depende da escala temporal que é utilizado e os padrões de utilização dos recursos. A necessidade de mitigação de impactos ambientais relacionados à obtenção de energia e a busca por sustentabilidade geram discussões mundiais, que envolvem interesses ambientais, sociais, políticos e econômicos. O Planejamento de Recursos Integrados (PIR) aplicado ao planejamento energético possibilita a diminuição de custos completos e impactos ambientais e sociais. O presente trabalho descreve como os impactos ambientais das fontes de energia, renováveis e não renováveis. O impacto ambiental gerado durante a obtenção de energia vem sendo discutido mundialmente, mediante a conscientização da gravidade da questão. O Planejamento Integrado de Recursos é uma ferramenta para se atingir as metas que vêm sendo estabelecidas em conferências internacionais que tem como foco central a mitigação dos impactos ambientais provocados pela busca do desenvolvimento econômico. As concentrações de gases do efeito estufa vêm sendo discutidas desde de 1992, por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Com a criação do Protocolo de Kyoto foi estabelecido que parte dos países desenvolvidos devem atingir uma redução média de 5% nas emissões dos gases do efeito estufa durante o período de 2008 a 2012. Países em desenvolvimento, apesar de isentos dos compromissos quantificados, devem seguir o princípio de responsabilidade comum, visto que o aquecimento global é responsabilidade de todos os países. A busca da sustentabilidade requer planejamento e inserção de novas fontes de energia, que sejam renováveis e impactem o mínimo possível no meio ambiente.
DESENVOLIVIMENTO
As fontes de energias não renováveis são atualmente as mais utilizadas. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) são fortemente poluidores, libertando dióxido de carbono quando queimados; causando chuvas ácidas; poluindo solos e água. O petróleo, o carvão e o gás natural provêm da acumulação de matéria orgânica animal e vegetal. O processo de formação dos combustíveis fósseis demora milhões de anos. Isto significa que, uma vez utilizada a energia destes combustíveis, só milhões de anos mais tarde teremos a mesma quantidade igual para utilizar.
1-Energias
...