Ativação dos órgãos sensoriais por fonte de energia física.
Resenha: Ativação dos órgãos sensoriais por fonte de energia física.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dayane • 23/2/2013 • Resenha • 546 Palavras (3 Páginas) • 1.324 Visualizações
Sensação: ativação dos órgãos sensoriais por fonte de energia física.
Percepção: seleção, interpretação, análise e integração de estímulos envolvendo nossos órgãos sensoriais e cérebro. É o conhecimento dos objetos, qualidades ou relações que acompanha o estímulo de órgãos sensoriais. A percepção não consiste em simples reações somáticas, mas também depende de um processo de amadurecimento psíquico.
Alterações qualitativas da percepção:
Alucinação: percepção sem o objeto, psicologicamente falando uma representação do mundo interno da pessoa. Desta forma, há uma distorção do juízo da realidade. Nas manifestações alucinatórias, ainda é possível compreender o significado, assim como no sonho e demais produtos do inconsciente.
Freud explica alucinação comparando com a revivessência de uma lembrança. As alucinações se classificam em: visuais, auditivas, gustativas, olfativas, táteis, cenestésicas (referem-se a sensibilidade interna que rege órgãos e vísceras, por exemplo: sensação de que o estômago não funciona), cinestésicas ou motoras (a sensação de que está realizando um movimento e não está), sinestésica (experiência sensorial desencadeada por estímulo normalmente percebidos por outros sentidos, como por exemplo, ver o som).
Alucinação negativa: não é percebida a presença do objeto.
Pseudo-alucinação: tem a alucinação e não há existência do objeto e ocorre a percepção de que não deveria estar acontecendo. Isso ocorre quando o juízo de realidade funciona.
Ilusão: existe o objeto, mas interpretamos de forma errada.
Transformações corporais e ilusórias: sensação de inchaço, redução do corpo, ausência ou troca de partes do corpo.
Não reconhecimento de necessidades corporais: negação de estímulos corporais fisiológicos. Exemplo: a anorexia que nega a fome e consegue ficar sem comer.
Alterações quantitativas da percepção:
Anatermia: não sentir frio ou calor.
Analgesia: insensibilidade à dor.
Hipoestesia: diminui a sensibilidade na percepção dos estímulos sensoriais, exemplo: diminui da sensação de frio ou calor.
Hiperestesia: aumenta a sensibilidade na percepção dos estímulos sensoriais, exemplo: aumento da sensação de frio ou calor.
Consciência
É um sistema responsável pela regulação do nível de vigilância.
Alterações quantitativas da consciência:
Coma: estado mais acentuado de perda da consciência, geralmente advém de perturbações neurológicas e somáticas. Estados de coma são observados em todas as formas de lesão cerebral.
Coma vigil: atividade psíquica confusa, na qual o paciente parece adormecido e pronto para ser despertado.
Obnubilação: diminui do grau de clareza, com lentidão da percepção e alteração do curso do pensamento, comum em traumatismo craniano, infecção e epilepsia.
|Confusão: grau
...