TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eng Ambiental Puc Rio

Casos: Eng Ambiental Puc Rio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1:

A crise ambiental surgiu no segundo meado de século XVIII com a revolução industrial. Ao produzir em grande escala as fabricas lançavam na terra, na água e no ar os desejos de sua produção, passando assim a contaminar o meio ambiente. Com a revolução industrial surgiu o capitalismo industrial, sistema que determinava um crescimento continuo e acelerado e os recursos para esse crescimento eram provenientes da natureza. Por outro lado devemos considerar os avanços científicos e tecnológicos que permitiram ao homem viver mais e dessa forma aumentou o consumo de alimentos, e de energia e também a produção de dejetos que são lançados no meio ambiente.

O homem deveria utilizar produtos biodegradáveis, buscar formas de energia limpa, produzir rede de tratamento de esgoto e deveríamos respeitar os ciclos da natureza. A natureza é quem deveria determinar a possibilidade de crescimento dentro de seus limites, de sua capacidade de ciclagem.

Questão 2:

a) Recursos renováveis são aqueles provenientes da matéria orgânica e apresentam a capacidade de ciclagem, pois a matéria é cíclica. Exemplo: A vegetação.

b) Recursos não renováveis são aqueles que não apresentam a capacidade de ciclagem, estão condenados a desaparecer. Exemplo: Os Minerais.

c) Sim, a contaminação de recurso renováveis pode torna-los impróprios a utilização humana. Exemplo: A água.

Questão 3:

Nicho ecológico é o papel que uma determinada espécie desenvolve num ecossistema. A introdução de uma espécie exótica num ecossistema equilibrado pode determinar o desequilíbrio desse ecossistema.

Questão 4:

Licença prévia (LP).

Questão 6:

a) O monitoramento sistemático de qualidade de água do complexo lagunar de Jacarepaguá é realizado mensalmente em oito estações de amostragem, sendo dois pontos de coleta na lagoa de Jacarepaguá, três na lagoa de Marapendi, um na lagoa de Camorim e dois na lagoa da Tijuca.

b) São analisados os principais indicadores físicos e químicos de qualidade de água, bem como a comunidade fitoplanctônica quanto à sua composição quantitativa e qualitativa.

c) O conjunto de resultados obtidos ao longo de 30 anos revela, em síntese, que o Complexo Lagunar de Jacarepaguá, bem como os rios e canais de sua bacia hidrográfica, encontram-se sob intensa influência de águas residuárias, ricas em matéria orgânica, oriundas de fontes urbanas e/ou industriais. No sistema lagunar de Jacarepaguá, o impacto antropogênico pode ser observado, principalmente, a partir dos parâmetros de natureza orgânica – OD, DBO, Nitrogênio e Fósforo, indicadores típicos do grau de degradação e/ou eutrofização do ambiente. Além disso, destaca-se a redução do espelho d’água, devido aos aterros clandestinos, à ocupação inadequada da faixa marginal de proteção, e à formação de ilhas por assoreamento.

O transporte de sedimentos, através da bacia hidrográfica, é intensificado em função da degradação da mata ciliar e da erosão nas vertentes dos vales. Além da sedimentação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com