Engenharia Estrutural Respostas
Por: Ellen Karine Chaves • 23/4/2021 • Trabalho acadêmico • 575 Palavras (3 Páginas) • 156 Visualizações
Engenharia estrutural – Respostas.
1. A engenharia estrutural é um ramo da engenharia civil, geralmente oferecido nas modalidades pós-graduação, mestrado e doutorado, durando em média 2 anos. O profissional da área tem grande responsabilidade numa obra, pois a engenharia estrutural é voltada para o cálculo e projeto de estruturas. Por exemplo, ao comparar uma obra ao corpo humano, a sua estrutura seria o esqueleto, ou seja, uma das partes mais importantes dela.
2. Quem se especializa nessa área pode trabalhar em várias etapas da construção de estruturas, seja na elaboração do esquema estrutural, na definição das cargas atuantes na estrutura, no cálculo dos esforços e deformações e no dimensionamento dos elementos estruturais.
3. Para o bom desempenho de uma estrutura três características principais devem ser consideradas, sendo elas resistência, durabilidade e funcionalidade. Pode-se entender por resistência a capacidade de uma estrutura de suportar ações e forças externas, como choques, vibrações, altas temperaturas, intemperismo, etc. Já durabilidade refere-se ao tempo que uma estrutura dura sem apresentar patologias consideráveis, podendo ser estendida com manutenções preventivas. Por fim, no quesito funcionalidade pode-se se dizer que é o quão uma estrutura cumpre com os objetivos para os quais ela foi projetada, sendo algumas estruturas destinadas a suportar cargas distribuídas e outras, cargas pontuais.
5. Sobre os principais materiais de construção: são eles cimento, areia, aço, brita e madeira. O cimento é um material resistente, um pó que ao reagir coma a água, após secar ele vira “pedra” e também concede uma certa impermeabilidade ao concreto, um material que tem cimento em sua composição. Em contrapartida é um material de fabricação muito poluente, não sendo uma opção muito sustentável para o meio ambiente, além de seu manuseio sem os devidos equipamentos de segurança ser de risco à saúde humana. A areia também faz parte da composição do concreto e é um material considerado inerte, ou seja, não reage quimicamente com o cimento e nem com a água, também diminuindo a reação entre os outros dois. No entanto, não é todo tipo de areia que pode ser usada para construção civil, e também é necessário saber qual areia usar em cada ocasião. O aço tem um bom potencial de reciclagem, podendo ser derretido e transformado em outras peças caso sobeje ao fim de uma obra, sendo assim ele pode ser revendido. Além disso ele também é de fabricação rápida, mais rápida que o concreto, porém, por outro lado ele é mais suscetível a sofrer dilatação em altas temperaturas e também oxida. A brita é um material muito útil também na composição do concreto e tem boa solidez e resistência, porém sua granulometria (ou seja, tamanho) deve ser considerada, pois cada ocasião exige uma brita diferente.
8. Sobre a ponte Rio-Niterói, oficialmente chamada de ponte Presidente Costa e Silva, pode-se dizer que é uma construção imponente e grandiosa. Ela, que tem 72 metros de altura e um comprimento de mais de 13 quilômetros, teve sua construção iniciada em janeiro de 1969 e é uma estrutura de aço que apoia um de concreto e asfalto. A parte de aço foi projetada pelo norte-americano James Graham e a parte de concreto por Antônio Alves de Noronha filho e Benjamin Ernani Diaz. Uma curiosidade um tanto sinistra sobre as obras dessa ponte é que ocorreram muitos acidentes não notificados pela imprensa da época em que pessoas morriam durante a construção e seus corpos acabavam concretados junto com os pilares que sustentam a ponte até hoje.
...