DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURAL E CONSTRUÇÃO CIVIL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: karinadelima190 • 5/11/2019 • Projeto de pesquisa • 559 Palavras (3 Páginas) • 280 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURAL E CONSTRUÇÃO CIVIL
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
Aluno: Antonio Henrique Azevedo Carneiro – 404276
Aluno: Jefferson de Sousa Facó – 399583
Profº: Antônio Eduardo Bezerra Cabral
Turma: 1A
PRÁTICA 02 – ENSAIOS MECÂNICOS EM BLOCOS CERÂMICOS (NBR 15270:2017 – PARTE 2)
- INTRODUÇÃO
O bloco cerâmico, ou tijolo, como é vulgarmente conhecido, é atualmente um dos componentes mais utilizados na construção civil. Ter conhecimento de suas propriedades mecânicas é de suma importância, pois isso pode determinar o uso dos vários tipos de blocos cerâmicos, tanto na vedação de edificações como um elemento estrutural da edificação.
- PROCEDIMENTO DE ENSAIO
O procedimento de ensaio realizado foi o ensaio de resistência a compressão de um bloco cerâmico estrutural, a fim de analisar sua resistência.
Para poder realizar o ensaio, o bloco cerâmico foi capeado utilizando uma pasta de cimento com resistência superior à 70% da resistência do bloco cerâmico, para que, quando o bloco fosse submetido à força de compressão, não houvesse uma má distribuição da carga pelo bloco, visto que, em alguns casos, a superfície do bloco pode ser irregular, causando erros experimentais.
Após o capeamento, o bloco cerâmico foi imerso em água por, no mínimo, 6 horas, para saturá-lo com água. Esse procedimento é feito para testar a resistência do bloco em suas piores condições.
Com todos os passos anteriores prontos, realizou-se então, o ensaio de compressão no bloco cerâmico.
- RESULTADOS
Com a compressão, o bloco se rompeu com uma carga de 299261N. Com o valor da carga, podemos obter a sua resistência à compressão por meio da seguinte fórmula:
[pic 2]
Então:
[pic 3]
Se este bloco cerâmico tivesse as dimensões de um corpo de prova cilíndrico de concreto (com 10mm de diâmetro), teríamos a seguinte resistência.
[pic 4]
Ou seja, a resistência do bloco cerâmico rompido seria equivalente a corpo de prova de um concreto de 38,1 MPa.
Para saber a resistência a compressão do lote do bloco cerâmico é necessário fazer o rompimento de 13 exemplares e, dessa forma, as resistências a compressão seriam a seguinte:
PARA BLOCO DE VEDAÇÃO
A resistência a compressão do lote pode ser determinada por uma média aritmética dos valores de resistência a compressão individuais.
PARA BLOCO ESTRUTURAL
A resistência a compressão do lote pode ser determinada pela seguinte equação:
[pic 5]
Onde:
- Fbk é a resistência característica do lote, em MPa;
- Fb1, Fb2, ..., Fb(i) são os os valores de resistência a compressão individuais dos blocos;
- n é a quantidade de blocos da amostra
- i = , se “n” for par;
- i = , se “n” for ímpar;[pic 6][pic 7]
- CONCLUSÃO
Conclui-se, em tese, que o bloco cerâmico ensaiado tem uma boa resistência a compressão e que pode ser facilmente utilizado como elemento estrutural de uma edificação.
Contudo, o ensaio pode não ser tão representativo para o lote deste bloco, visto que, de acordo com a NBR 15270, é necessária uma amostragem de pelo menos 13 blocos para que o ensaio seja considerado válido e, como foi ensaiado apenas um bloco, não há como ter certeza se o lote é aceitável ou não.
...