Engenharia Segurança do Trabalho
Por: Rodrigo260591 • 31/7/2016 • Dissertação • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 474 Visualizações
TAREFA 4
Atualmente há uma parcela razoável de profissionais subordinados hierarquicamente ao Setor de Recursos Humanos. Há também que se ressaltar a frequência extremamente baixa da subordinação à produção, determinando um distanciamento muito grande entre segurança e as áreas das empresas onde há maior risco de acidentes. A baixa participação na escolha de novos equipamentos e nos projetos de novas instalações, de certa forma estabelece limites à atuação do Engenheiro de Segurança, já que este tipo de intervenção seria eminentemente prevencionista e usaria profundamente os conhecimentos técnicos.
Segundo o Comitê de Certificação de Engenharia e Tecnologia dos Estados Unidos (1982): Engenharia é a profissão na qual o conhecimento das ciências matemáticas e naturais, obtido através do estudo, experiência e prática, é aplicado com julgamento no desenvolvimento de novos meios de utilizar, economicamente, os materiais e forças da Natureza para o benefício da humanidade. Então, nesse caso, a engenharia é ciência.
A sociedade moderna exige que haja cientistas e engenheiros, pois, a ciência é quem "descobre" o engenheiro é que "aplica" não necessariamente nessa ordem. Mas, de qualquer forma um é a complementação do outro. Enquanto o cientista está na vanguarda do conhecimento, desenvolvendo o que de mais sublime o intelecto humano é capaz de produzir, o engenheiro está aplicando e desenvolvendo tecnologia. A técnica simplesmente aplica seus procedimentos para obter o resultado desejado e tenta a manipular as situações que divergem para que o resultado seja obtido, sendo assim a ciência surge para facilitar e ajudar a solucionar a resolução desses problemas já que ela parte das suas causas para descobrir soluções para o problema o qual se precisa de respostas.
A Engenharia de Segurança do Trabalho deve primeiramente prevenir doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Já o Engenheiro de Segurança do Trabalho assessora empresas industriais
e de outro gênero em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando locais e condições de trabalho, instalações em geral e material, métodos e processos de fabricação adotados pelo trabalhador, para determinar as necessidades dessas empresas no campo da prevenção de acidentes; inspeciona estabelecimentos fabris, comerciais e de outro gênero, verificando se existem riscos de incêndios, desmoronamentos ou outros perigos, para fornecer indicações quanto às precauções a serem tomadas; promove a aplicação de dispositivos especiais de segurança, como óculos de proteção, cintos de segurança, vestuário especial, máscara e outros, determinando aspectos técnicos funcionais e demais características, para prevenir ou diminuir a possibilidade de acidentes; adapta os recursos técnicos e humanos, estudando a adequação da máquina ao homem e do homem à máquina, para proporcionar maior segurança ao trabalhador; executa campanhas educativas sobre prevenção de acidentes, organizando palestras e divulgações nos meios de comunicação, distribuindo publicações e outro material informativo, para conscientizar os trabalhadores e o público, em geral; estuda as ocupações encontradas num estabelecimento fabril, comercial ou de outro gênero, analisando suas características, para avaliar a insalubridade ou periculosidade de tarefas ou operações ligadas à execução do trabalho; realiza estudos sobre acidentes de trabalho e doenças profissionais, consultando técnicos de diversos campos, bibliografia especializada, visitando fábricas e outros estabelecimentos, para determinar as causas desses acidentes e elaborar recomendações de segurança.
...