Engenharia de Segurança do Trabalho
Por: thiago hissayuki • 29/6/2023 • Trabalho acadêmico • 284 Palavras (2 Páginas) • 64 Visualizações
Aluno: Thiago Hissayuki Nogueira Inoue
Focar esforços somente mudanças na legislação pode gerar respostas à altura do desafio da promoção de SST nesses ambientes?
É importante o embasamento na legislação para qualquer situação de trabalho, todas apresentam riscos ao trabalhador, mas não somente este ponto supri a saúde e segurança na produção para os colaboradores, cabe ao EST a capacitação profissional para normalizar a produção, aplicar treinamentos e expor os pontos para um ambiente de trabalho “saudável”.
Focar esforços somente em um maior esforço da fiscalização pode gerar respostas à altura do desafio da promoção de SST nesses ambientes?
A fiscalização deve continuar rigorosa e constante, porém a aplicação de multas e punições não resolverá os problemas. Adotar medidas para o benefício do empregado e do empregador, a exemplo, rotinas de trabalho com pausas, palestras de treinamento e cuidados, ambientes adaptados corretamente, dentre outros, influenciaria na mudança cultural de uma empresa, apresentando a mesma ou maior produção com menos perigos aos funcionários.
Como a EST pode envolver os empresários do setor na mudança da realidade do “Chão de Fábrica” para promover mais SST nestes ambientes?
Um dos papéis do Engenheiro de Segurança do Trabalho e apresentar ao empresário os benefícios da saúde e segurança do trabalho através de números, estudos, normas e fatos, favorecendo os colaboradores e influenciando diretamente na produção
Como um EST contratado por uma empresa do setor pode promover um ambiente de trabalho mais seguro e mais salubre nestas situações?
Cabe também ao EST entender o trabalho a ser realizado, a aplicação em cara etapa de produção, estudar os riscos dessas etapas, e impor formas de minimiza-los para a realização de cada atividade.
...