Engenharia de software
Por: Viniciusvdh • 30/11/2016 • Trabalho acadêmico • 799 Palavras (4 Páginas) • 653 Visualizações
LISTA DE EXERCÍCIOS – ATIVIDADE SUPERVISIONADA | ||
DISCIPLINA: TEORIA DA ENGENHARIA DE SOFTWARE | PROFESSOR (A):DAVID ZANETTI | |
NOME(S): Vinicius Vieira de Holada | MATRÍCULA(S): 2016102949 | |
TURMA: 832 |
LEIA COM ATENÇÃO:
Responda às questões a seguir com base no conteúdo abordado em sala de aula. Não realize plágio de qualquer fonte. Utilize suas palavras para responder as questões. Este trabalho poderá ser realizado individualmente ou em dupla. Ao final, gere um arquivo em PDF e envie-o na tarefa criada no AVA para entrega da atividade supervisionada. Atente para o prazo final da tarefa descrito e configurado no sistema.
Questão 1. Defina o conceito "Engenharia de Software"?
É um processo onde indivíduos aplicam seus conhecimentos científicos e empíricos para a criação de estruturas(programas) com o intuito de atender as necessidades humanas.
Questão 2. Cite 3 tipos de aplicações, exemplificando seu contexto de uso.
Software de linha de produto; Prevê capacidade específica a ser usada por muitos clientes.
Software embutido; Vem com um produto ou um sistema, funciona como interação homem máquina.
Software Científico e de Engenharia; Quando se necessita processar grandes cálculos.
Questão 3. O que é um processo de Software?
É o passo a passo que se tem entre a construção do software até a entrega ao cliente, sendo que esse mesmo software ainda pode ter modificações.
Questão 4. Todo processo de desenvolvimento de software possui atividades genéricas que são sempre executadas, não importando a organização desenvolvedora ou o tipo de aplicação a ser desenvolvida. Descreva estas atividades no contexto do arcabouço de processo de software.
Comunicação – sempre é importante trocar informações com o cliente e outros interessados sobre o software.
Planejamento – quanto ao tempo, pessoal, periculosidade, materiais, ...
Modelagem – requisitos mais projeto.
Construção – codificar e testar.
Implantação – entrega do software.
Questão 5. Defina o funcionamento do ciclo de vida Clássico ou Cascata, destacando suas vantagens e desvantagens
O projeto evolui de forma que vão finalizando os ciclos, um dos modelos mais usados até hoje, simples e de fácil gerência, variações nos números e nomes das fases e o sistema é entregue de uma vez, porém, tem como principais problemas a mudança de requisitos, sistemas grandes detecção tardia de erros.
Questão 6. Quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar um ciclo de vida ITERATIVO em substituição ao modelo CASCATA?
Apesar de ser desenvolvido em mini-cascatas, parecido com o projeto Cascata, temos como vantagem a participação do usuário, facilitando o gerenciamento dos riscos de desenvolvimento. Tem como desvantagem a dificuldade de gerenciamento.
Questão 7. Explique o funcionamento básico do ciclo de vida de prototipação evolucionária.
Seria um esboço(protótipo) de um software bem simplificado, entregue ao usuário para ser modelado de acordo com suas dificuldades. Onde o programador atende o usuário com um protótipo até chegar no programa final.
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