Engenharia e Segurança no Trabalho
Por: ravedutti • 2/1/2019 • Trabalho acadêmico • 555 Palavras (3 Páginas) • 195 Visualizações
Página 1 de 3
- O que mantém o trabalhador seguro, nas atividades envolvendo a construção civil? Sorte, organização, planejamento ou todos?
- Organização, planejamento, capacitação e comprometimento de toda uma equipe são, sem dúvida, os pilares da segurança dos trabalhadores.
- Com um planejamento adequado, todas as fases do processo, as necessidades para o desenvolvimento do mesmo, as eficiências e problemas que podem ocorrer no ambiente de trabalho, podem ser cuidadosamente analisados, e antes da execução, melhorias podem ser implementadas. Na maioria das vezes, a falha dos projetos não ocorrem devido a execução, mas devido ao planejamento não ter sido a contento.
- A organização é uma etapa que já começa no planejamento e tem que ser colocada em prática durante a execução do trabalho, um bom planejamento já insere dados que organiza todo o processo. Materiais e ferramentas em seus devidos lugares, sinalização adequada e em local correto são umas das práticas de organização que agregam muito valor para a segurança.
- Porém, como mencionado acima, não apenas planejamento e organização mantém o trabalhador seguro, é de extrema importância que os mesmo tenham capacitação, sendo bem treinados para realizar a atividade e também ter comprometimento.
- O vídeo didático de segurança na construção civil, retrata de forma cômica os momentos de distração que se tornam quase acidentes e fatalidades. A nível mundial o setor de Construção Civil está entre as atividades que apresentam as piores condições de segurança, e está em segundo lugar na frequência de acidentes registrados no país. A segurança e a saúde do trabalho na área da construção civil baseia-se em normas regulamentadas descritas na Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Entre as normas que norteiam tais atividades, a NR 18 - “CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, define regras para prevenção de acidentes de trabalho para a indústria da construção civil e estabelece diretrizes administrativas, de organização e planejamento para implementar medidas de controle e sistemas preventivos nos processos desta atividade.
- Acredito que como Profissionais de Segurança do Trabalho e futuros Engenheiros de Segurança do Trabalho, não podemos crer ou contar como se a sorte fosse uma ferramenta a ser utilizada em nosso ambiente de trabalho, portanto devemos ter uma visão preventiva ao planejar e organizar as atividades em um ambiente, visando sua sustentabilidade.
- Assuntos ligados à segurança e saúde do trabalhador são de extrema importância e devem ser pautados sempre e posto em prática, devendo ser tratadas como uma prioridade, fazendo necessárias as medidas de prevenção e proteção.
- No Brasil, a legislação de segurança e saúde do trabalho é composta por “Normas Regulamentadoras”, leis complementares como portarias e decretos, além das convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
- A NR 18 - “CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, define regras para prevenção de acidentes de trabalho para a indústria da construção civil e estabelece diretrizes administrativas, de organização e planejamento para implementar medidas de controle e sistemas preventivos nos processos desta atividade.
- Apesar de existirem várias normas e recomendações que tratam sobre o assunto, os indicadores oficiais disponíveis retratam que a construção civil é a atividade econômica que mais mata trabalhadores no Brasil.
- Assim sendo, uma boa organização e um bom planejamento no ambiente de trabalho, são capazes de tornar o ambiente seguro e com menores probabilidades de exposição do trabalhador aos riscos.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com