Engrenagens Mecânicas
Por: Paula Emelyn • 13/6/2016 • Projeto de pesquisa • 256 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
Os tubos podem ser produzidos através de dois grupos principais - sem costura e com costura. Os tubos sem costura podem ser fabricados por três tipos de processos industriais - laminação (para os de grandes diâmetros), extrusão (para aqueles com pequenos diâmetros) e processo de fundição. Já os tubos com costura são fabricados por solda.
Pudemos concluir que cada um dos processos possuem os tais aspectos positivos e negativos:
• Laminação:
Aspectos positivos: mais utilizados, produção em larga escala, controle dimensional do produto acabado (precisão), alta resistência, tenacidade.
Aspectos negativos: Constante avaliação qualitativa devido ao possível aparecimento de gotas frias (irregularidades).
• Extrusão:
Aspectos positivos: flexibilidade para mudanças.
Aspectos negativos: difícil controle de qualidade, visto que a variação de tamanho dos tubos pode ser bem grande.
• Fundição:
Aspectos positivos: Todos os tubos produzidos ficam exatamente iguais ao que o molde define.
Aspectos negativos: Inflexibilidade, pois os moldes são muito caros.
Sendo assim, o processo de fabricação de tubos pode variar bastante, de acordo com material, aplicação e principalmente, com o modo de produção escolhido pela empresa fabricante de tais tubos.
Cada um dos tipos processo, possuem suas peculiaridades, aspectos positivos e negativos, que devem ser colocados na balança no momento de escolher qual seria o processo mais conveniente para cada uma das aplicações das tubulações.
Dentro de uma empresa, pode-se existir a necessidade de uso de tubulações em várias aplicações (tubulações de processo, tubulações de utilidades, tubulações de instrumentação, tubulações de transmissão hidráulica, tubulações de drenagem, tubulações de transporte, tubulações de distribuição) e cada uma dessas aplicações podem exigir processo de fabricação e cuidados diferentes.
...