Ensaio Liquidos Penetrantes
Por: RafaTL • 20/10/2016 • Ensaio • 417 Palavras (2 Páginas) • 392 Visualizações
ENSAIO FEITO POR LIQUIDO PENETRANTE
Os ensaios realizados tiveram por objetivo comprovar a eficácia do liquido penetrante paras detectar trincas superficiais que geralmente não podem ser vistas sem fazer o uso de algum instrumento. O ensaio por Líquidos Penetrantes é considerado um método muito eficiente para a detecção de descontinuidades abertas à superfície em diferentes materiais, que não devem possuir porosidade, pois esta poderá
O ensaio feito por líquidos penetrantes foi realizado com a aplicação do liquido nas superfícies das peças disponibilizadas pelos alunos, para que o liquido penetre em qualquer descontinuidade superficial, porém o material não pode ser poroso, pois isso mascararia os resultados do teste, deve-se remover os excessos e aplicar o liquido revelador para que o liquido penetrante saia da descontinuidade e apareça a falha, como podemos analisar na sequência de fotos abaixo.
Materiais Utilizados:
- Líquido Penetrante / Vermelho (RCG 53);
- Líquido Removedor (RCG S);
- Líquido Revelador (DSC S2);
- Jornal e panos para limpeza;
- Peças que poderiam conter descontinuidades.
Preparação - Como a peça não estava totalmente limpa, foi aplicada o Liquido Remover RCG S, mesmo liquido que é utilizado na etapa 2 do processo. Esta etapa só foi necessária na Peça A, pois a Peça B já estava previamente limpa
Etapa 1 - Aplicação do Liquido Penetrante RCG 53, de cor vermelha, após feito isso, foi aguardado cerca de 15 minutos para começar a etapa seguinte.
Etapa 2 - Além de refazer a aplicação do Liquido Removedor RSG S, foi também feita a lavagem das Peças A e B com um filete de água corrente e feita a secagem com papel toalha. Estas etapas devem ser realizadas com cuidado pois na hora da lavagem ou na secagem que é feita com papel toalha da peça podemos remover o liquido penetrante que está na descontinuidade, e isso afetaria o resultado final do nosso teste.
Etapa 3 - Nesta etapa foi feita a aplicação do Revelador DCG S2, onde podemos verificar na Peça A, apenas porosidade. Já na Peça B podemos verificar a existência de uma pequena trinca, como pode ser conferida nas imagens abaixo.
Resultados e Conclusões
O ensaio não destrutivo realizado com Líquidos Penetrantes, além de ser muito fácil de realizar e rápido, é de extrema eficácia na detecção de trincas. Porém se mostrou falho em peças que contem porosidade.
...