Ensaio destrutivo
Por: galinuci • 29/5/2015 • Dissertação • 491 Palavras (2 Páginas) • 512 Visualizações
Nome: Rodrigo da Silva Santana (Manufatura)
Tarefa 3 : A partir de seu tema de pesquisa, apresentar 3 referências ( Jornal,Revista , Livro e etc. ) , pelo menos 2 impressos, relativos ao seu tema , articulando-os e explicando como eles podem ajudar em seu tema.
Ao apresentar o tema, defina qual a questão problema.
Ensaios não destrutivos.
A minha questão problema é o possível surgimento de microtrincas nos punções fabricados pela empresa que eu trabalho , isso faz com que a vida útil desses punções em especial seja reduzida em média 50% , o que gera uma inviabilidade em se produzir os mesmos , uma vez que ele não produz o suficiente para se pagar e dar lucro.
Se conseguirmos identificar alguma microtrinca , podemos parar o processo no meio , ou antes mesmo de começar.
O meu tema escolhido foi ensaios não destrutivos . Ensaios não destrutivos como o próprio nome diz , é um ensaio que não altera nenhuma propriedade da peça que está sendo analisada , seja ela química , dimensional ou outra qualquer .
Se existir alguma alteração na peça, a mesma deve ser desprezível, pois essa é muito pequena, não sendo assim capaz de modificar a funcionalidade da peça.
Os ensaios não destrutivos estão entre as principais ferramentas para se controlar a qualidade.
Essas técnicas de ensaio são usadas tanto na ciência quanto na industria .
Ela é muito utilizada para aferir equipamentos também.
Os livros que tomei como referência foram “Partículas Magnéticas 1.ed. 2009 ” e
“ Ensaios por líquidos penetrantes 2. ed. 2012 “ , ambos do escritor e professor Ricardo Andreucci.
Segundo Andreucci ( 2012, p.20), A questão da qualidade já é uma realidade imposta pelas empresas hoje em dia, mas as vezes existem alguns fatores em determinadas peças que não estão no controle de quem fabrica, é ai que entra a importância dos ensaios não destrutivos, como ele afirma abaixo:
“Os ensaios não destrutivos são ótimos aliados para mantermos
a qualidade que é considerada indispensável em qualquer seguimento.”
E é por essa importância com a qualidade que estamos aplicando esse tipo de ensaio na empresa onde eu trabalho.
Esses ensaios podem achar trincas de até 0,001mm , essas trincas ou descontinuidades são fatais para determinadas peças, na maioria dos casos essas
peças são descartadas e refeitas do início.
Os ensaios que tomei como base são, os ensaios por líquido penetrante, e o ensaio por partículas magnéticas.
No site www.jbsensaios.com.br , 2010 eu tive a oportunidade de ter um melhor entendimento quanto aos processos de ensaios não destrutivos que eu escolhi.
Cheguei nesses dois após pesquisar o tema e percebi que eles são os mais comuns, e na minha opinião os mais interessantes também que se tem no mercado.
Foi muito interessante ver na internet e em livros os experimentos que foram feitos a fim de testar esses processos de avaliação de materiais ou equipamentos . A diversidade é muito grande, e isso ajuda muito a ter uma melhor noção e um direcionamento correto sobre o assunto.
...