Ensaio granulometrico
Por: maira123 • 30/9/2015 • Trabalho acadêmico • 963 Palavras (4 Páginas) • 386 Visualizações
RELATÓRIO DE ENSAIO FEITO EM LABORATÓRIO
GRANULOMETRIA
DISC: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
ENSAIO DE GRANULOMETRIA
INTRODUÇÃO:
O ensaio de granulometria é o processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada. Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos bem como a estimativa de parâmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade etc. A determinação da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação, se necessário.
Neste trabalho o ensaio feito para a determinação da granulometria de um solo, foi o de peneiramento, onde através dele podemos coletar nossos dados para execução do trabalho.
OBJETIVO:
Proceder à realização do ensaio de granulometria através do peneiramento e sedimentação com a finalidade de obter a curva granulométrica de um solo. Possibilitando assim a determinação de suas características físicas.
MOTIVO:
A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades das argamassas e concretos. Determinação: É determinada através de peneiramento, através de peneiras com determinada abertura constituindo uma série padrão.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Solo (areia): Material submetido a peneiramento para determinação de sua granulometria. (Figura A)
Figura A: Areia.
Balança: Faz-se necessário o uso da balança, pois é através dela que saberemos o peso de cada faixa especificada de tamanho de partículas. (Figura B).
Figura B: Balança.
Jogo de peneira: Utilizado para identificar o que ficou retido em uma determinada numeração de peneira. (Figura C).
Figura C: jogo de peneiras.
Peneira: As peneiras estão divididas em series, normais e intermediarias (Figura D).
Figura D: Tabela de series.
Reservatório (bacia) e escovas: Usados para retirar o que ficou acumulado nas peneiras, de modo que ocorra o menor desperdício de material possível (Figura E).
Figura E: Reservatório (bacia) e escovas.
Reservatório com tara: Recipiente onde e despejado o material peneirado para saber o peso do material retido (Figura F).
Figura F: Reservatório com tara.
Pá: Usado para facilitar a retirada da quantidade exata de material a ser submetido ao estudo granulométrico (Figura G).
Figura G: Pá
PROCEDIMENTOS:
De inicio, separamos todos os materiais que iriamos utilizar (materiais mencionados nas imagens acima) para a realização dos procedimentos, após isso instruções do tec. de laboratório foi necessário para que tivéssemos um melhor entendimento do passo a passo.
1° Passo: foi tirada a tara do recipiente onde seria despejado a areia para ser utilizada no processo, o valor da tara foi de 225g (Figura 01).
Figura 01: retirada da TARA.
2° Passo: foram retiradas 1000g de areia com auxilio de uma pá, essa areia saiu de um recipiente que estava no laboratório (Figura 02).
Figura 02: retirada da Areia.
3° Passo: Foi montado o jogo de peneiras de acordo com seus diâmetros e seguida despejamos a areia coletada para o trabalho nele (figura 3).
Figura 03: Montagem do jogo de peneiras.
4° Passo: Despejar a areia na peneira e com movimentos circulares e nunca de cima para baixo, começamos a o processo de peneiração (Figura 04 e 05).
Figura 041:Despejar areia Figura 04: Peneiração
5° Passo: Após o processo de peneiração terminado, começou a etapa de identificação de retido acumulado em gramas (figura 6).
Figura 06: Retido acumulado por peneira.
6° Passo: O técnico de laboratório nos orientou a não levar em consideração o valor da peneira 9,5mm, pois a mesma não apresenta números expressivos na balança. Com isso a primeira quantidade de retido acumulado é a da peneira 6,3 mm que nas duas determinações deram 2g. Vale ressaltar o cuidado a ser tomado para não haver desperdícios de material e nem ficar resto grudados na peneira, para ir contra a isso, usamos uma escova de aço e uma bacia para despejar e em seguida para retirar o que estava grudado (Figura 7).
7° Passo: Depois de totalmente
...