Esboço De Segurança Do Trabalho
Casos: Esboço De Segurança Do Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vinicarretoni • 3/10/2013 • 2.763 Palavras (12 Páginas) • 591 Visualizações
Introdução
O presente trabalho apresenta de forma clara e objetiva aplicações práticas de técnicas e conhecimentos modernos relacionados à saúde e segurança no ambiente de trabalho. São noções e competências que garantem a integridade física dos trabalhadores e de seus clientes, atribuições obrigatórias para todos os profissionais, principalmente para os que são responsáveis pela gestão de pessoas em ambientes laborais que oferecem riscos à saúde. Descrito em forma de assessoria de segurança e saúde no trabalho para uma pizzaria com 40 funcionários, o objetivo desta produção acadêmica é levantar dados sobre os riscos relacionados a cada função da empresa, bem como o grau de periculosidade que as estruturas físicas e equipamentos oferecem para os trabalhadores e pessoas envolvidas nos processos da empresa e, a partir daí, elencar os equipamentos obrigatórios de segurança e aplicar políticas, técnicas e medidas de segurança e prevenção de acidentes que reduzam os riscos transformando a empresa em um local seguro, saudável e agradável para funcionários e clientes em conformidade com o artigo 7°, incisos XXII, XXIII, XXVIII, XXXIII da Constituição Federal; artigos 154 a 201 da CLT, e as normas oriundas da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
II. Metodologia da pesquisa
Pela necessidade imediata de resolver e prevenir os riscos para a saúde no ambiente de trabalho, a equipe realizou pesquisas aplicadas com o intuito de assessorar a empresa, tendo como objeto de estudo o seu ramo de atividades, sua estrutura física, equipamentos, máquinas, cargos e funções envolvidas, seu quadro de funcionários e sua clientela. Para a ergonomia foram analisados os 40 funcionários da pizzaria distribuídos em 14 cargos, identificado os possíveis riscos aos quais estão expostos. Os dados obtidos subsidiaram a elaboração do Plano Preventivo de Segurança Individual
e Coletiva, especificamente para a elaboração deste último, foram analisadas toda a estrutura física da empresa, bem como suas máquinas, equipamentos de trabalho e sua capacidade para receber pessoas, visando a implementação de medidas e dispositivos de segurança e prevenção de acidentes fundamentado nas literaturas da Constituição Federal Brasileira, Consolidação das Leis Trabalhistas e Organização Internacional do Trabalho (OIT).
1. Descrição dos funcionários
Estas descrições dos funcionários fornecem subsídios para o desenvolvimento ergonômico, adaptando as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e eficiência no desempenho.
Quadro 1: Cargos da Pizzaria
Cargos Quantidade de funcionários
Gerente 1
Monitor para o espaço kids 1
Recepcionista (hostess) 1
Telefonista 1
Segurança 1
Sócios 2
Manobristas 2
Caixas 2
Funcionários da limpeza 3
Lavadores de louça 3
Funcionários administrativos 4
Entregadores (moto boy) 4
Cozinheiros 5
Garçons e garçonetes 10
Total 40 pessoas
2. Descrição das instalações do empreendimento
Estas informações são importantes para a implantação do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) que gerenciará os fatores de riscos ocupacionais.
O imóvel possui dois pavimentos com acesso do térreo ao primeiro andar por escada e tem capacidade de 300 lugares; espaço para eventos; espaço kids (playground) e estacionamento.
Quadro 2: Instalações da pizzaria
Máquinas e equipamentos Quantidade
Forno a lenha 1
Fogão industrial 1
Fogão comum 2
Piscina de bolinhas 1
Mini escorregador 1
Jogos eletrônicos 5
Brinquedos pequenos 10
3. Programa de segurança, saúde e gestão de riscos
Visando a garantia de proteção à integridade física, moral e mental dos trabalhadores dentro e fora da pizzaria, a equipe de saúde e segurança do trabalho desenvolveu o Programa de Segurança, Saúde e Gestão dos Riscos, baseando-se nas leis e normas que protegem a vida do trabalhador. Para a implementação da estrutura física e o desenvolvimento das atividades no estabelecimento, foram seguidas as normas exigidas pelo INMETRO, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (ABERC).
Inicialmente o empreendedor deverá atentar para a estrutura física de seu estabelecimento (layout) posicionando o fogão a lenha de preferência na parte superior do estabelecimento onde estará localizada a cozinha, desenvolver sistemas de exaustão e ventilação natural e/ou mecânica eficientes que mantenham a temperatura entre 20°C e 23°C, adotando o captor externo, coifa e chaminé. Construir uma rampa com piso antiderrapante fixando sinalizadores do sentido de saída, instalar porta corta – fogo de cor vermelha e corrimões amarelos, acessando o primeiro andar à área externa do térreo, com largura que possibilite a evacuação rápida de pessoas em caso de incêndio. Esta medida também proporcionará facilidade para que os trabalhadores possam realizar o transporte de cargas. Devem ser instalados sistemas contra incêndio nas áreas internas e externas, devidamente sinalizados com a cor vermelha, compostos de alertas sonoros e sensores de fumaça com dispositivos que borrifem água por todos os cômodos (sprinklers), também devem ser instaladas mangueiras contra incêndio
(hidrantes), posicionadas estrategicamente no térreo, primeiro andar e área externa próximo ao estacionamento,
...