TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esclerometria

Por:   •  10/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 4

1-Introdução

Métodos de ensaios não destrutivos têm sido utilizados para medição de resistência à compressão do concreto. A indústria da construção civil utiliza atualmente os martelos de impacto Schmidt. Na República Checa, usam-se geralmente os martelos Masek e Ciganek.

Conforme a teoria, os resultados dos testes de resistência do concreto por vários tipos de esclerômetro devem ser iguais de acordo com a calibração. Os autores fizeram testes com as duas marcas de martelos de esclerômetro a fim de comprovar a validez da teoria.

2-Descrição do Sistema Teste Utilizado

A medição da dureza superficial do concreto por um esclerômetro é baseada na recuperação soco resiliente a partir da superfície de betão testado resultando na determinação do valor de ressalto.

  • O martelo de impacto Schmidt, tipo N, dá um golpe com energia de 2,25 J, de acordo com as informações do fabricante, que permite a medição da força de compressão na faixa de 10 - 70 MPa; adequado para testes de estruturas com espessura de 100 mm, no mínimo.
  • O martelo de impacto Schmidt, tipo L, dá um golpe com energia de 0,75 J, de acordo com as informações do fabricante, que permite a medição da força de compressão na faixa de 10 - 70 MPa; adequado para testes de estruturas com espessura de 60 mm, no mínimo.

2.1-Processo de Medição e Avaliação de Resultados do Teste

Superfície de ensaio: foi esfregada a fim de alcançar suavidade, planicidade e tornar visíveis os grãos de agregados. Foram feitos 8 ensaios de recuperação com o objetivo de atingir ao menos 5 valores válidos.

Relações de calibração da resistência do concreto determinante: a CSN 73 1373 especifica posições diferentes para cada tipo de martelo Schmidt impacto da dependência das relações de calibração. Os valores são válidos para concreto atual na idade de 14-56 dias, utilizando agregados compactos naturais.

Avaliação dos resultados de teste: a resistência à compressão do concreto, com precisão não garantida, foi determinada com a calibração comum do martelo Schmidt, levando em conta a posição do esclerômetro.

2.2-Martelo de Impacto Masek

O objetivo do teste é detectar a profundidade de penetração do martelo pontiagudo no corpo de prova de concreto com um número definido de pancadas e o peso da ferramenta. A resistência do concreto é determinada através da profundidade adquirida do martelo pontiagudo com 20 pancadas e peso de 2kg a partir de uma distância de 700mm à 500mm. Três testes foram realizados no lugar selecionado, não ultrapassando em mais de 20% a média de profundidade.

3-Comparação de Valores de Resistência à Compressão do Concreto Medido por Diferentes Tipos de Esclerômetro

Foram comparados 502 valores obtidos pelo martelo Schmidt com 90 valores obtidos pelo martelo Masek no mesmo local do corpo de prova. A partir dos valores foi feito o cálculo aplicado na equação, na qual o martelo de impacto Schmidt - tipo N - foi o de melhor desempenho, ou seja, foi o que mais se aproximou da resistência à compressão do concreto em Mpa.

4-Conclusão

Com respeito aos resultados analisados, ​​os valores de resistência obtidos utilizando diferentes tipos de esclerômetros, podemos afirmar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (747.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com