Escopo Projeto Engenharia do Produto
Por: Levi Guimarães • 9/11/2018 • Trabalho acadêmico • 693 Palavras (3 Páginas) • 388 Visualizações
1. Escopo do Projeto
Justificativa do Produto
A primeira Revolução industrial resultou em um grande avanço na produção de diversos artigos utilizados pelo homem, principalmente na área têxtil, mas como consequência também originou o processo de urbanização, forçando assim o êxodo rural. Pois trouxe uma revolução nas técnicas agrícolas, permitindo que o trabalho humano fosse substituído pela força das máquinas.
Ao mesmo tempo em que expulsava a mão de obra do campo, a industrialização atraía as populações para as cidades, pois criava postos de trabalhos urbanos. No século 20, o processo de urbanização se generalizou, espalhando-se por toda a superfície do planeta. No início do século 19, menos de 5% da humanidade vivia em cidades. No início do século 21 mais de 50% da população mundial já vive em cidades.
Em decorrência disto, se faz necessário que essa população seja organizada nas cidades com responsabilidade sócio ambiental, fazendo com que os mesmos criassem leis e determinações para essa organização social, dando oportunidades para empresas se especializarem em modificar áreas naturais em áreas urbanizadas em conformidade com as leis e normas fazendo com que essa população tenha uma local para viver.
Esses loteamentos são resultado de parcerias entre proprietários de grandes terrenos e empresas que produzem e comercializam essas áreas. Nasce aí o produto pelo qual vou apresentar neste trabalho.
Público Alvo e Envolvidos no Projeto
O público alvo são pessoas de classe média baixa, investidores e construtores.
Os envolvidos no projeto são: Diretoria; Gerência da Engenharia, Gerência de Projetos, Arquiteto e Engenheiro Sanitarista.
Princípio de Funcionamento
Loteamento é a divisão de glebas em lotes destinados à edificação, com aberturas de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias já existentes, bem como toda infraestrutura necessária perante às normas e legislação.
Etapas Simplificadas do Processo de Fabricação
1. Desmatamento de Limpeza do Terreno
2. Terraplenagem
3. Infraestrutura
4. Pavimentação
5. Obras de Suporte
6. Paisagismo e Áreas Urbanas
7. Limpeza Final
Estrutura de Decomposição do Trabalho
Apresentado no Slide
Cronograma das Atividades
Apresentado no Slide
2. Projeto Informacional
Ciclo de Vida
Após o projeto detalhado está concluído, damos início a execução do loteamento, nesse período é feito um pré-lançamento para clientes especiais como construtores em investidores, nesta fase ainda não foi feito o lançamento do produto; após um terço do loteamento estar asfaltado é feito o lançamento do loteamento, sendo possível a venda para qualquer comprador, exceto lotes que ficam bloqueados para hipoteca e especulação imobiliária, iniciando aqui a fase de crescimento do produto; depois que oitenta porcento do loteamento estiver vendido, que é quando o produto entra na fase de maturidade, para que o produto se mantenha um pouco mais no mercado, são liberados os lotes de especulação imobiliária, que são os melhores lotes para venda; aqui também são feitas ações de marketing, como feirinha do bairro na praça, prática de ginástica ao ar livre, e ações que tragam clientes ao loteamento, e por fim quando o loteamento está cem porcento pronto a prefeitura libera os lotes de hipoteca que são vendidos na fase de declínio do ciclo da vida, e então o loteamento é entregue à prefeitura.
...