Estágio na construção civil
Por: k_ssia • 23/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.766 Palavras (8 Páginas) • 572 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Ecopak Telhas e Chapas Termoecológicas atua no mercado nacional desde março de 2006 contribuindo com a preservação do meio ambiente. Utilizam material reciclado para a fabricação de telhas e chapas termoecológicas. A matéria-prima utilizada são embalagens recicladas longa-vida Tetra Pak. Cada telha ou placa produzida pela Ecopak deixa de enviar aos aterros sanitários aproximadamente 1.500 embalagens que poderiam levar até 450 anos para se decompor no meio ambiente. Motivo pelo qual os produtos são isentos de fungos, bactérias e não possuem odores. O processo de fabricação dos produtos é totalmente limpo, não gerando resíduos de nenhuma espécie. Também não utilizam produtos químicos e não há consumo de água na produção. Os produtos foram exaustivamente testados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). A indústria esta estrategicamente localizada na cidade de Uberaba, região do Triangulo Mineiro e a 500 km dos principais polos consumidores como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia. A empresa Ecopak, está ligada a venda e aplicação dos produtos fabricados, sendo eles a chapa para divisórias e cercado de obras, as telhas para coberturas e as cumeeiras para a proteção das telhas.
A empresa proporcionou atividades no campo de estágio obrigatório não remunerado a absorção de conhecimentos técnicos e práticos nunca visto antes em meio acadêmico. O contato com o campo de atuação mostra a realidade da expectativa de mercado profissional atual. O estágio diferencia as atividades assistidas no âmbito da Universidade por meios teóricos e presencia de fato detalhadamente cada solução para situações exigidas na construção civil. Através do estágio há percepção do dinamismo de mercado de trabalho e como a economia influência nos gastos de uma empresa. É de grande valia as habilidades desenvolvidas pelo o estágio, já que este proporciona o contato inicial com a área de formação.
DESENVOLVIMENTO
Como relatado no plano de estágio supervisionado, o objetivo de estagiar é absorver conhecimentos teóricos e práticos na área da construção civil, executar o trabalho de estágio conforme supervisão, vivenciar situações problemáticas e solucionar com os conhecimentos adquiridos. Além de acompanhar a produção e fabricação de chapas e telhas termoecológicas, desde a matéria-prima à instalação destes produtos.
As atividades desenvolvidas neste trabalho acadêmico e oferecido pela empresa Ecopak, foram: Cotar matéria-prima para a fabricação em diversos estados brasileiros a fim de comprar um material de maior qualidade com preço mais acessível, acompanhar os responsáveis pela produção a utilização e manuseio correto dos maquinários para a fabricação dos produtos, verificar dosagem de material na fabricação, realizar compras de materiais assim como epi´s para os funcionários, fazer contato com fornecedores de matéria-prima e de materiais básicos para funcionamento geral da empresa assim como água e telefone, contratação de mão de obra para serviços prestados assim como carpinteiro e eletricista, analisar a resistência e qualidade dos produtos dentro dos padrões do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), visita de obras onde foram instalados os produtos sustentáveis verificando a aplicação e manuseio correto.
Na primeira quinzena de estágio os trabalhos realizados foram: Orçamento para compra de matéria-prima: Polietileno e Alumínio, conforme mostra figura 1, feito à cotação, a empresa solicitou a compra pela distribuidora de matéria-prima Tetra pak, pois as embalagens possui melhor qualidade em relação à porosidade e umidade. Compramos 126 toneladas do material.
Figura 1: Fardo de matéria-prima.
[pic 1] Fonte: Autor, 2015.
Continuando a descrição dos trabalhos realizados no estágio, a empresa solicitou um relatório geral de despesas, assim como gastos com matéria-prima, colaboradores, energia, água, telefone, segurança, medicina ocupacional, equipamentos de proteção individual, etc. Destes gastos a energia elétrica é a despesa mais alta, que se consume mais devido o maquinário que depende da alta tensão energética para a fabricação de telhas e chapas, para se notar no mês de fevereiro a energia veio em média R$ 7100,00.
Para a proteção individual de 30 em 30 dias a empresa compra uma demanda de material de epi´s para 11 funcionários, onde o que o material mais utilizado é mascara abafadora descartável, pois não possui filtro e as luvas de borracha. Porém é necessário botinas, luvas de couro, óculos, protetor ouricular. É importante destacar, a fiscalização na utilização destes equipamentos, pois os auxiliares de produção por muitas vezes faz o desuso do equipamento da própria proteção, colocando em risco acidentes no trabalho. Portanto, é necessária a cobrança para estes utilizarem.
Para melhor aprendizado e acompanhamento, as visitas técnicas agregaram grande valor no decorrer do estágio, pois proporcionou o dinamismo que é a aplicação em coberturas e alvenaria. Conforme figura 2, fora feita visita técnica no Residencial Marajó I, para a construção do refeitório.
Figura 2: Refeitório.
[pic 2]Fonte: Autor, 2015.
Na segunda quinzena de estágio, foi feita manutenção de uma cobertura residencial no bairro Serra Dourada. Na figura 3 mostra o antes da cobertura feita de material de segunda linha e na figura 4 o material de primeira linha já com a manutenção e troca de telhas.
Figura 3: Cobertura residencial.
[pic 3]Fonte: Autor, 2015.
Figura 4: Cobertura residencial.
[pic 4]
Fonte: Autor, 2015.
Já instruída sobre reparos e manutenção, fiz outro relatório, porém este para apuração de instalações para verificar o tempo de troca e reparos, assim para substituir àqueles danificados pelo tempo, pois a empresa garante 5 anos de seus produtos, são garantidas apenas se caso instaladas corretamente.
Para testarmos a qualidade e resistência de um lote de telhas e chapas, fizemos o cozimento dos materiais, conforme figura 5.
Figura 5: Cozimento do material.
[pic 5]
Fonte: Autor, 2015.
Notamos melhor resistência com temperaturas abaixo de 200º C e superiores a 160º C, medidos por um termômetro via laser.
Logo, fizemos visita na zona rural de Delta-MG para instalação de cobertura com inclinação de 15 % para queda de água, para um curral de animais, porém sem imagens para demonstrarmos atividade.
Já no residencial Colibri foi feito o refeitório, banheiro, sala administrativa, sala de ferramentas, galpão de materiais, assim conforme figuras 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14.
...