Aréa De Atuaçao Do Engenheiro Civil
Monografias: Aréa De Atuaçao Do Engenheiro Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lauandagomes • 14/10/2012 • 891 Palavras (4 Páginas) • 1.459 Visualizações
Aréa de atuaçao do Engenheiro Civil :
Engenheiro civil é o responsável pelos cálculos relativos às estruturas, super e infra-estruturas inerentes a construções como pontes, rodovias e seus traçados, além de realizar a coordenação dessas atividades. É um erro comum a comparação entre o engenheiro e o arquiteto, porém as diferenças são determinantes. Visto que muitas vezes em diversas universidades do mundo os dois cursos se situam em centro acadêmicos diferentes. Engenharia Civil é encontrada como Ciência Exata e a Arquitetura como Belas Artes. Em algumas obras, dada a sua complexidade, é coordenada por vários engenheiros e arquitetos em suas respectivas áreas de atuação. Especificamente o arquiteto constrói casas, prédios, já o engenheiro constrói pontes, rodovias.
É o engenheiro que faz toda a programação de uma obra, coordena toda a equipe de trabalho, propõe métodos de trabalho mais eficientes, realiza a recepção e controle de qualidade dos insumos usados na construção, supervisiona os métodos construtivos empregados, sendo assim o seu responsável legal perante os órgãos fiscalizadores.
O engenheiro civil poderá atuar em atividades, tais como:
*Concepção e elaboração de projetos;
*Fiscalização, supervisão e gerenciamento de construções;
*Manutenção de edificações e infra-estruturas em geral;
*Assistência, assessoria e consultoria, planejamento;
*Estudo de viabilidade técnico-econômica;
*Pesquisa; ensino; extensão;
*Análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica;
*Execução de serviço técnico;
*Instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção de equipamentos;
*Desempenho de cargo ou função técnica;
*Condução de equipe para execução de trabalhos na área.
Seus parâmetros fundamentais para atuação são:
QUALIDADE, SEGURANÇA, FUNCIONALIDADE e ECONOMIA
Existem diversas formas de classificação das subáreas de trabalho do engenheiro civil. De um modo geral, podem ser agrupadas das seguintes formas as PRINCIPAIS SUBÁREAS DA ENGENHARIA CIVIL:
• 1. Construção Civil:
Trabalha com as construções em geral, em aspectos tais que projeto, gestão e construção de edificações, manutenção e pós-avaliação, desempenho e racionalização do consumo energético etc.. Pode ser subdividida nas diferentes fases que a compõem.
• Conhecer os sistemas construtivos e materiais de construção mais utilizados na indústria de construção civil e a sua aplicabilidade;
• Projetar e executar as redes de instalações hidráulicas, incêndio, sanitárias, elétricas e telefonia, dentro dos limites de suas atribuições legais;
• Adquirir técnicas básicas de gerenciamento e administração de recursos humanos e materiais de construção;
• Efetuar o planejamento, orçamento, instalação e controle de obras;
• Gerenciar empreendimentos de construção civil, coordenando as diversas tarefas envolvidas no processo construtivo.
• Determinar as propriedades dos materiais convencionais de construção a partir de ensaios experimentais em laboratórios, avaliar seu desempenho e determinar a sua aplicabilidade em obras de construção civil;
• Pesquisar novos materiais alternativos enfocando o mercado de construção civil regional.
2. Materiais e Tecnologia:
Destina-se ao estudo das propriedades dos materiais considerando a aplicação nas obras de engenharia; busca o desenvolvimento de novas técnicas, tecnologias de execução e novos produtos, mais racionalizados, econômicos e eficientes, utilizando, muitas vezes, materiais recicláveis.
3. Hidráulica, Saneamento e Meio Ambiente:
Aplica-se à produção e distribuição de insumos básicos a partir da água, contribuindo para o desenvolvimento econômico moderno, com o menor custo ambiental. Por meio do projeto e execução de obras de saneamento básico (redes de distribuição de água, sistemas de drenagem, estações de tratamento de água e esgotos) trata da saúde e qualidade de vida da população.
• Projetar condutos sob pressão;
• Projetar canais, bocas de lobo e sarjetas de estradas e vias urbanas;
• Projetar redes de água potável;
• Projetar redes de esgoto;
• Projetar as instalações prediais de água e esgoto;
• Projetar
...