Estrutura De Dados
Exames: Estrutura De Dados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bedon • 1/12/2013 • 1.752 Palavras (8 Páginas) • 306 Visualizações
ETAPA 1
Passo 1.
1. O grupo leu e observou as principais informações sobre as estruturas condicionais, em vetores conseguimos notar suas principais funções e utilizações no decorrer de um determinado programa, e com certeza quando falamos dessas ferramentas importantes, devemos notar o espaço de memória que estaremos alocando para cada uma delas, e junto com todos os conceitos observamos com bases em pesquisas que alocação de memória consiste no processo de solicitar ou utilizar memória durante o processo de execução de um programa de computador.
2. O grupo leu e entendeu as informações disponibilizadas na ATPS de Estrutura de Dados, vimos sua utilização, e como devemos usá-la de forma correta; para usar vetores e matrizes não é uma tarefa fácil, mais com certeza é um grande passo para se fazer programas inimagináveis.
Passo 2.
Alocação dinâmica:
A alocação dinâmica é o processo que aloca memória em tempo de execução. Ela é utilizada quando não se sabe ao certo quanto de memória será necessário para o armazenamento das informações, podendo ser determinadas em tempo de execução conforme a necessidade do programa. Dessa forma evita-se o desperdício de memória.
Ponteiros:
O ponteiro nada mais é do que uma variável que guarda o endereço de uma outra variável.
Estrutura de dados:
Uma estrutura de dados é um modo particular de armazenamento e organização de dados em um computador de modo que possam ser usados eficientemente.
Vetores:
Vetores, também chamados arrays (do inglês) ou arranjo ou ainda matrizes, são uma maneira de armazenar vários dados num mesmo nome de variável através do uso de índices numéricos. Em C, vetores devem sempre conter dados do mesmo tipo de variável.
Vetores Unidimensionais:
Vetores são variáveis compostas que podem armazenar um conjunto de valores. Todos estes valores são referenciados através do nome do vetor (o mesmo para todo o conjunto de valores) e de um índice (distinto para cada valor.) As variáveis vetoriais são análogas aos vetores usados na matemática e na física.
Operações com Strings:
Os caracteres são entendidos como sendo números que geralmente têm oito bits, esses números são traduzidos na tabela ASCII de 128 caracteres, como existem inúmeras regiões no mundo com características lingüísticas próprias, a tabela ASCII é estendida por um bloco de caracteres acima dos 128 mais baixos que varia de acordo com as necessidades de cada língua.
Estruturas em C:
Uma estrutura é um conjunto de variáveis possivelmente de tipos diferentes.
Implementando Estruturas:
A implementação de estruturas é quando se coloca comando em linguagem C, para que posso rodar uma determinada função no compilador, existem diversas estruturas para serem implementadas, e graças a essas estruturas que podemos montar um código fonte e desenvolver um programa executável. Estruturas como: if, struct, getch, scanf e etc.
Passo 3.
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <malloc.h>
//Definindo a estrutura para armazenar dados de Aviões
typedef struct sAviao {
char modelo[20];
char fabricante[20];
int passageiro[100];
float comprimento;
float altura;
float velocidade;
float altitude;
char motor[20];
} AVIAO;
int receberOpcao()
{
int op;
system("CLS");
printf("1 = Inserir / 2 = Listar / 0 = Sair\n");
printf("Escolha uma opcao: ");
scanf("%d", &op);
fflush(stdin);
return op;
}
int main (int argc, char *argv[])
{
int i, opcao, nReg = 0;
//criando um ponteiro para a estrutura do tipo
AVIAO *c = NULL;
do
{
opcao = receberOpcao();
switch(opcao)
{
case 1: {
c = (AVIAO *) realloc(c, (nReg+1)*sizeof(AVIAO));
//verifica foi disponibilizado
if (c == NULL)
{
printf("Erro de memoria\n");
getch();
exit(1);
}
system("CLS");
//coletagem dos dados
printf("Digite o Modelo...........: ");
gets((*(c+nReg)).modelo); fflush(stdin);
printf("Digite o Fabricante..........: ");
gets((*(c+nReg)).fabricante);
...