Estrutura De Dados
Trabalho Escolar: Estrutura De Dados. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wtec • 8/9/2013 • 1.538 Palavras (7 Páginas) • 561 Visualizações
Atps Etapa1
Alocação Estática de memoria
Uma variavel é um identificador que e usado para representar algum tipo especifico de informação em uma determinada parte do programa. De forma mais simples uma variavel representa um único item de dado. O item de dado deve ser atribuido a uma variavel e uma determinada parte do programa e assim o item de dado pode ser acessado em outras partes do programa.
Pode ser atribuido a uma variavel diferentes tipos de dados, o tipo de dados definido para uma variavel não pode ser modificado.
Ex:
int a, b, c;
char d;
int, char item de dado.
a, b, c, d variavel de alocação de dado.
As duas primeiras linhas são declarações de tipo, que especificam que a, b, e c representarão uma quantidade inteira e que d representará um caracter.
Um outro tipo de identificador muito usado é a matriz pois ela se refere a uma coleção de itens de dados do mesmo tipo. Os itens de dados individuais são representados por seus elementos da matriz correspondente.
Ex: char mtx[10] = ” linguagemC ”;
Numero de elementos | Valor Subscrito | Elemento do Vetor | Item de dado
1 | 0 | local [0] | l
2 | 1 | local [1] | i
3 | 2 | local [2] | n
4 | 3 | local [3] | g
5 | 4 | local [4] | u
6 | 5 | local [5] | a
7 | 6 | local [6] | g
8 | 7 | local [7] | e
9 | 8 | local [8] | m
10 | 9 | local [9] | C
Como discutido anterormente o nome de um vetor é um ponteiro(que armazena o primeiro elemento do vetor).
int lista[10] Ao declarar lista com um vetor de elementos do tipo int o compilador aloca automaticamente o espaço de memoria necessario que é a constante que aparece entre os colchetes. Quando o programador define o a quantidade de memória necessaria paa um vetor (ao especificar o tipo eo número de elementos), a alocação de memoria pode ser feita pelo compilador. Isto e conhecido como alocação estatica de memória, pois é realizada antes que o programa esteja sendo executado.
O nosso programa foi dividido em bibliotecas. Sendo assim fica mais facil de dar manutenção.
A primeira biblioteca é a structs.h , esta biblioteca é responsável por armazenar a estrutura aviao que sera implementada no nosso programa
typedef struct aviao{
char modelo[50];
char fabricante[50];
int passageiro;
} aviao;
aviao insere();
A função aviao inser() .É responsavel por inserir dados no programa. Sua declaração na bibliooteca structs.h avisa ao compilador que foi implementada a função em determinada parte do programa.
A bilbioteca struct.c é responsável por armazenar a função insere() que fornecerá os dados que serão inseridos no programa.
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
...