Estrutura Do Texto
Casos: Estrutura Do Texto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dailde • 9/7/2013 • 806 Palavras (4 Páginas) • 538 Visualizações
Introdução
A concepção de língua como representação do pensamento do sujeito. Os diferentes gêneros textuais nas diversas formas de se inserir novas entidades ou referentes no texto e que a progressão referencial é a retomada de um referente mais adiante, ou seu uso como base para a introdução de novos referentes.
Palavras - chave; texto, leitura, gênero.
Concepção de leitura
As concepções de leitura variam conforme a visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido, que tem função passiva porque o sentido do texto está centrado no autor, o sistema estrutural da língua como sistema, código, cabendo ao leitor identificar, reconhecer, decodificar os sentidos expressos no texto.
[...] contentam-se em ensinar a ler e a escrever; deveriam, em seguida, criar condições para que
os alfabetizados passassem a ficar imersos em um ambiente de letramento, para que pudessem entrar no mundo letrado, ou seja, num mundo em que as pessoas têm acesso à leitura e à escrita, têm acesso aos livros, revistas e jornais, têm acesso às livrarias e bibliotecas, vivem em tais condições sociais que a leitura e a escrita têm uma função para elas e tornam- se uma necessidade e uma forma de lazer (Soares, 2002, p. 58-59).
Com relação aos fatores de compreensão da leitura, é importante salientar que, se todo texto apresenta elementos de informação necessários para o seu entendimento, por outro lado, também sempre há elementos implícitos que necessitam ser inferidos pelos leitores,e armazenados em sua memória de forma a construir o sentido do texto.
Estratégias de leitura
A capacidade de construir o sentido do texto faz-se pela observância de vários aspectos que determinam a compreensão da leitura. O primeiro deles é o “cotexto”, conhecimento da língua; o segundo, a “situação mediata”, fatores adjacentes às condições sociopolítico-culturais e, por último, o “contexto cognitivo dos interlocutores”. A interpretação de um texto depende também da contextualização da escrita.
Leitura e a produção de sentidos
A “recorrência de recursos fonológicos e/ou supra-segmentais”
consiste no emprego de uma invariante fonológica, com igualdade
de metro, ritmo, rima, assonâncias, aliterações, etc.
No texto a seguir, notamos a semelhança de sons em palavras próximas (assonância).Elemento pouco tratado na linguística, o ritmo é parte na formação do texto. A duração relativa das sílabas está ligada, de um lado, à posição das pausas, acentos e entoação; de outro, a mudança do tempo pode constituir por si só uma função delimitadora ou um realce. Para que fique clara a função do ritmo na obtenção da coesão (e da coerência também),deve-se entendê-lo como uma sucessão de movimentos num jogo de tensão e distensão;assim a análise rítmica é indissociável da rede complexa de significantes que compõem o texto.
Diferentes gêneros textuais
Os gêneros textuais consistem em formas padrão de estabilidade relativa, utilizada para a estruturação do todo. A descrição é a capacidade do individuo tem de perceber
...