Estruturas HTML
Tese: Estruturas HTML. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ghss • 26/9/2014 • Tese • 1.177 Palavras (5 Páginas) • 301 Visualizações
A Web é padronizada pela empresa W3C, um consórcio internacional que agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes para estabelecer padrões para a Web, segundo a W3C a Web é composta por 3 pilares, Identificador Uniforme de Recursos (URI), Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP, HTTPS, FTP..), Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML).
Como parte dessa estrutura, o HTML é uma linguagem utilizada para produzir páginas na Web, todos os documentos com a linguagem HTML são interpretados por navegadores padronizados com normas da W3C e exibindo a estrutura de um site ou layout na tela do usuário. Com o tempo foram surgindo diversas versões do HTML, implementando novos recursos e padronizando a compatibilidade na web, atualmente a versão atual é o HTML5.
O principal motivo de existência do HTML5 é melhorar o suporte para multimídia e unificar os padrões de interpretação pelos navegadores, pois o mesmo será o novo padrão para HTML, XHTML, e HTML DOM (Modelos de Objeto de Documentos). Apesar de ainda estar em fase de esboço, diversos navegadores já implementam algumas de suas funcionalidades que são usadas diariamente.
Com o uso do HTML5, muitos plugins seriam descartados, inclusive a linguagem já foi considerada uma tecnologia forte e concorrente ao Flash (Adobe), Silverlight (Microsoft) e ao recente JavaFX (Oracle). Estruturas de sites também seriam definidas como padrão para otimizar resultados em mecanismos de buscas.
Já podemos notar o HTML5 tornando-se parte em grandes sites como o YouTube, que está testando a nova linguagem para substituir o Adobe Flash Player, futuramente muitos vídeos serão reproduzidos com uso do HTML5 em navegadores compatíveis, porem já é possível solicitar que o player HTML5 seja usado sempre que possível, o que mostra a eficácia da linguagem.
História
Em 2009 a W3C decidiu que a WHATWG (outro grupo de pessoas interessadas em padronizar a Web) deveria trabalhar em conjunto, unificando os padrões da web, o projeito foi bem recebido pelos desenvolvedores para Web e no ano seguinte (2010) se tornou foco na mídia após o CEO Steve Jobs ter emitido uma carta sobre “Reflexões sobre o Adobe Flash”, concluindo que não seria mais necessário usar tal ferramenta, para assistir vídeos ou exibir um conteúdo na Web, o HTML5 seria mais do que suficiente.
Isso gerou grande repercussão pois muitos desenvolvedores alegaram que alguns navegadores da Web poderiam exibir o conteúdo de formas diferentes, sendo difícil a padronização, sobretudo não impediu que a Adobe parasse o desenvolvimento do Flash Player para dispositivos móveis e focasse seu mercado no HTML5.
Principais mudanças no HTML5
O HTML5 modifica a forma na qual escrevemos o código, que em suas versões anteriores era focado em retrocompatibilidade, agora a linguagem é focada para navegadores novos para que possa ser utilizada o mais breve possível com uso de menos códigos e plugins para exibição de conteúdo, o que afetaria de forma positiva a performance e velocidade que navegamos na web.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20 <!doctype html>
<html lang="pt-br">
<head>
<meta charset="utf-8">
<title>Documento em Branco Tec Dicas</title>
<meta name="description" content="Demonstração HTML5">
<meta name="author" content="Tec Dicas">
<link rel="stylesheet" href="css/style.css">
</head>
<body>
<div id="container">
<header>
</header>
<div id="main" role="main">
</div>
<footer>
</footer>
</div>
</body>
</html>
Também é possível notar que novas tags são utilizadas, pois não havia um padrão de nomenclatura de IDs, Classes ou tags, oferecendo também ferramentas para trabalhar com CSS e Javascript, além de ser completamente compatível com o CSS3.
Novos recursos
Muitos elementos utilizados atualmente na web já estão ultrapassados e não serão mais utilizados no HTML5, também serão adicionados novos elementos, atualmente a mudança nos elementos está desta forma.
Nova semântica / Elementos estruturais
<header> – Define um cabeçalho de uma página ou seção;
<hgroup> – Define o título de um elemento;
<nav> – Define links de navegação em um documento;
<section> – Define uma seção em um documento;
<main> – Define o conteúdo principal no documento;
<article> – Define um artigo;
<aside> – Define um conteúdo lateral no documento;
<footer> – Defines a footer for the document or a section;
<details> – Define detalhes adicionais que o usuário pode escolher
...