Estruturas de controle: Iteração. Estruturas de dados compostas: vetores. Estruturas de dados compostas
Seminário: Estruturas de controle: Iteração. Estruturas de dados compostas: vetores. Estruturas de dados compostas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: llima81 • 24/11/2014 • Seminário • 2.421 Palavras (10 Páginas) • 380 Visualizações
Estruturas de controle: Iteração. Estruturas de dados compostas:
vetores. Estruturas de dados compostas:
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS
CST em Gestão da Tecnologia da Informação
2ª. Série
Algoritmos e Estrutura de Dados
A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico
de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas acompanhadas pelo
professor, e que tem por objetivos:
Favorecer a autoaprendizagem do aluno.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o
exercício profissional.
Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a
realidade.
Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem
Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a
serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida
profissional.
AUTORIA:
Jeanne Dobgenski
Anhanguera Educacional
CST em Gestão da Tecnologia da Informação - 2ª. Série - Algoritmos e Estrutura de Dados
Jeanne Dobgenski
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e
habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.
Compreender tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e
informações.
Desenvolver sistemas informatizados desde a especificação de requisitos até os
testes de implantação, bem como as tecnologias de comutação, transmissão,
recepção de dados podem constituir-se em especificidades desse eixo.
DESAFIO
Existem diversos problemas que são considerados clássicos em computação. Um deles é o
problema do menor caminho e que consiste em encontrar um percurso de menor custo
entre dois pontos dentro de um cenário especificado. Esse problema tem diversas
aplicações práticas e muitos algoritmos que retornam a melhor solução para o problema.
Nesse desafio, propõe-se que esse problema seja estudado para uma aplicação prática e
que seja elaborada pela equipe uma forma de solução que deverá ser apresentada num
algoritmo.
Considerações importantes:
cada ponto é chamado de nó e cada conexão entre os pontos (nós) é chamado de
aresta;
o valor associado ao nó é chamado de peso;
graficamente um nó é representado por um círculo com sua identificação e uma
aresta é uma linha que liga um nó ao outro, indicando que há uma conexão entre
aqueles nós;
a forma de solução apresentada pela equipe não precisa encontrar a melhor
solução para o problema, apenas uma solução válida;
a equipe poderá pesquisar algoritmos para a resolução do problema, mas deverá
propor uma solução própria;
a solução deverá ser apresentada em pseudo-linguagem, seguindo as
especificações das etapas do desafio.
Problema Prático
A Figura 1 mostra as conexões de uma rede de computadores que está sendo proposta a
uma Universidade. Cada nó é um computador e cada ligação é um cabo de fibra ótica. Os
projetistas devem, agora, decidir como os e-mails serão roteados a partir do gateway da
internet, que é o nó A, para/ou a partir de todos os outros nós.
Os números sobre os nós, indicados na figura, representam o tempo mínimo
necessário para o computador correspondente transmitir ou receber um pacote de
mensagem em centésimos de segundo.
O tempo pra enviar um pacote por meio de qualquer conexão da rede é o máximo
dos tempos de recebimento e envio para o computador associado.
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Jeanne Dobgenski
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Por exemplo, um e-mail para o nó H pode ser transmitido por meio do nó A para o nó B,
então, repetido por meio do nó B para o nó E e, finalmente, repetido por meio do nó E
para o nó H. O tempo total gasto nessa transmissão é 27 milissegundos = 6 (nó A transmite
para nó B) + 4 (recebimento pelo nó B) + 4 (transmissão nó B para nó E) + 5 (recebimento
pelo
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