Estudar Prova Automação Industrial - Teórico
Por: Juliano Fernandes • 20/12/2018 • Projeto de pesquisa • 778 Palavras (4 Páginas) • 211 Visualizações
Estudar para prova B1
1- Existem níveis distintos de automação entre industrias de Processo e Discretas, isso tem haver com a própria forma de construção e flexibilidade da automação empregada. Com base nestas diferenças descreva e explique todos os níveis de automação possíveis para uma indústria de processo.
- Nível de dispositivo: Controle básicos em malhas, onde encontramos atuadores e sensores;
- Nível de controle Regulatório: No qual há regulagem de atuadores e sensores, controlando os dispositivos;
- Nível de controle Supervisório: Onde a supervisão por meio de um sistema, controla todas as máquinas através de um programa inserido em um monitor/computador;
- Nível de Fábrica: Onde existe o controle da produção na fábrica, agenda, rastreia e monitora. Caso apresente erro, é mostrado no monitor até o ajuste, e o operador acionar novamente;
- Nível Corporativo: Onde se tem o controle da fábrica remotamente. É possível através de deste nível controlar a fábrica de qualquer lugar e ver dados em tempo real. Ex.: Um celular.
2- Qual a diferença entre sistema automatizado em malha aberta para um sistema em malha fechada. Cite exemplos.
- Malha aberta: Opera sem uma malha de realimentação, os controles operam sem medir a variável de saída, portanto, não há comparação entre o valor de saída e o parâmetro de entrada desejado. É um processo de melhor custo-benefício, porém aplicasse a um processo mais simples e básico.
- Malha fechada: Existe a realimentação (feedback) onde compara a variável de saída com os parâmetros de entrada, e qualquer diferença entre eles, é utilizada para fazer com que a saída esteja em conformidade com a entrada.
3- Conhecer e controlar todos os modos de entrada (input) e saídas (output) para um projeto de automação é o segredo para o sucesso da aplicação. Qual a diferença entre variáveis e parâmetros, dentro das variáveis, o que se entende como contínuos e discretos?
- Parâmetros são as entradas (setpoint), as instruções iniciais, tais como configuração de temperatura, tempo, pressão e etc.
- Variáveis de Processo são as saídas, que foram estabelecidas na entrada, tais como temperatura, tempo, pressão e etc.
- Variável Contínua é a qual permanece ao longo do processo sem intervalos. Considerada analógica.
- Variável Discreta é a qual a grandeza se altera ao longo do processo e em determinado espaço. Na maioria são discretos binários.
4- Comumente chamado de sistemas inteligentes, o sistema com retroação possibilita a correção ou ajuste de erros, sendo assim o que podemos entender como feedback de Sinal.
Feedback de sinal é a realimentação em processo de malha fechada, onde antes da saída do processo, envia o sinal de volta com a necessidade ou não de ajustes. Ex.: diminuir ou aumentar a temperatura, velocidade da esteira e etc.
5- Toda Tecnologia entra em obsolescência em uma velocidade muito rápida, e o desenvolvimento e a inovação são rotineiros, dentro deste entendimento faça um resumo sobre o processo de evolução do processo de desenvolvimento da Automação Industrial.
O Processo de automação industrial começou na revolução industrial, onde começaram a introduzir maquinário pesado dentro das industrias, mas a automação foi alavancada no inicio do século XX com Henry Ford, que inventou o fordismo que é basicamente a produção em larga escala nas indústrias. Henry Ford usou um dos primeiros CLP’s chamados relés. Nos anos seguintes até os dias atuais, a manufatura se tornou menos comum nas indústrias de médio e grande porte, com o alto nível de automação e tecnologia, substituindo cada vez mais a bioenergia humana por aparelhos automatizados.
...