Estudo De Artigos Relacionados A Redes Domoticas
Dissertações: Estudo De Artigos Relacionados A Redes Domoticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diogay • 4/4/2014 • 1.520 Palavras (7 Páginas) • 567 Visualizações
Estado da Arte - Desenvolvimento de um Software Para Controle de Lâmpadas Com Ênfase No Baixo Custo e Economia De Energia
RESUMO
O artigo a seguir tem o objetivo de apresentar novas soluções open source para o controle de lâmpadas com ênfase no baixo custo e economia de energia, e transformar a tecnologia mais acessível, via web ou dispositivos móveis, para pessoas de classe média baixa e também fazer com que a tecnologia torne-se mais comum e acabe sendo integrada ao cotidiano das pessoas.
Para a confecção desse artigo foi usado outros artigos como que serão apresentados ao decorrer deste.
Palavras chave
Redes Domótica, Automação Residencial, Open source, PHP, HTML, Web, Arduino, Microcontrolador.
1. INTRODUÇÃO
Domótica é o uso simultâneo da tecnologia de informação com a eletrônica para a automatização de casas ou prédios, mas quais seriam as vantagens dessa automatização, além da comodidade e status que uma residência automatizada proporciona? A domótica proporciona também a economia de recursos elétricos e o gerenciamento residencial a distância.
Não existe muitos profissionais nesse mercado, isso acaba tornando o preço um tanto quanto elevado, desenvolver novas formas para tornar essa tecnologia mais popular é uma maneira de deixa – lá acessível e aumentar a economia de energia em mais casas.
A idéia é tornar essa tecnologia integrada ao cotidiano do usuário e fazer com que ela fiquei indistinguível. Para um usuário primeiramente a automação residencial é uma modernidade ou um status a mais, mas com o passar do tempo torna – se visível que é uma necessidade e um fator de economia.
2. DESCRIÇÃO DOS ARTIGOS
Todos os artigos utilizados são de suma importância pois todos eles contribuem para o objetivo final que é o embasamento para a construção do trabalho final. Todos os artigos demonstram a mesma visão sobre o Arduino, de que ele é uma tecnologia de fácil aprendizado e de baixo custo que proporciona ao novos, e inexperientes, usuários aprender de maneira fácil e eficiente como utilizar todos os recursos , um dos artigos até demonstra alguns trechos de código e também como montar os circuitos.
2.1. INTRODUÇÃO AO KIT DE DESENVOLVIMENTO ARDUINO
Este artigo é de grande valia pois aborda termos técnicos quais não foram abordados em outros artigos lidos, e também demonstrando de forma prática alguns exemplos de implementação.
Além de demonstrar todas as características básicas em detalhes dentre elas a alimentação que mostra que o Arduino pode ser alimentado por uma conexão USB ou por qualquer outra fonte externa, explica se cabeamento para fazer tais ligações. Demonstra também os detalhes de memória e utilização, as entradas e saídas demonstra a funcionalidade de alguns pinos e o mais importante demonstra onde encontrar o ambiente de desenvolvimento para o Arduino.
Demonstra também como instalar todas as ferramentas necessárias para o inicio do desenvolvimento, em diferentes S.O(sistemas operacionais) e para finalizar tem uma parte só com exemplos práticos e funções, bibliotecas e suas funções no uso do Arduino.
2.2. AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: BUSCA DE TECNOLOGIAS VISANDO O CONFORTO, A ECONOMIA, A PRATICIDADE E A SEGURANÇA DO ÚSUARIO
Este artigo traz de forma resumida os benefícios e a aplicabilidade da automação residencial, mostrando seus conceitos básicos passando pelo seu histórico que diz que ela surgiu depois do desenvolvimento de aplicações similares para o ambiente da industria. Em primeiro lugar desenvolveu-se a automação industrial ligada a parte de controle de produção então surgiram a automação de edifícios voltada a área patrimonial e institucional. E agora a automação residencial está vindo a tona.
Seu objetivo é proporcionar conforto, praticidade, produtividade, economia, eficiência e rentabilidade, mas uma das dificuldades é torna lá uma tecnologia mais acessível e a principal preocupação é em reduzir os custos dos equipamentos.
A infra estrutura é o ponto de partida, é algo que tem que ser planejado desde o começo da construção da residência, ou mesmo adaptando um residência pra melhor uso dessa tecnologia, a infra estrutura é o ponto necessária pois ela que permitira a expansão e um melhor uso dos equipamentos.
Os benefícios da automação a principio ela é vista como um status e modernidade mas isso tende para que o primeiro plano se torne nos reais objetivos que é segurança, economia, conforto e praticidade. Como toda tecnologia nova a principio ela é considerada um produto para pessoas de classe alta, mas esse conceito está sendo derrubado com o rápido barateamento dos equipamentos.
A domótica tem varias extensões mais a mais procurada é na parte de segurança, um exemplo básico é quando o morador viaja ele não precisa deixar uma luz acesa, o sistema pode gerenciar essa tarefa de forma eficiente, acendendo e apagando luzes segundo regras pré estabelecidas que façam a simulação de presença ou quiçá através de algum algoritmo que possa "aprender" como é o comportamento do morador da casa e então simular a presença através desses dados.
O Controle do consumo de energia é outra vantagem grande desse tipo de sistema, pois a energia passa a ser usada apenas onde e quando ela for necessária.
Com a apresentação desses tópicos no artigo torna-se fácil perceber como essa tecnologia está se desenvolvendo rapidamente e torna claro seus objetivos no ambiente residencial.
2.3.UMA SOLUÇÃO COM ARDUINO PARA CONTROLAR E MONITORAR PROCESSOS INDUSTRIAIS
Este artigo aborda o uso da plataforma Arduino no desenvolvimento de uma aplicação para controle de sistemas industriais por meio da implementação de um servidor web em um micro controlador. O Arduino é acessado através de uma interface web que centraliza o controle sobre várias placas localizadas dentro de uma determinada industria.
O artigo apresenta dois objetivos a serem atingidos o geral que é propor uma solução web, para gerenciar processos industriais, flexível e de baixo custo. E o objetivo específico
...