Estudo De Caso
Trabalho Escolar: Estudo De Caso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: minei • 7/11/2014 • 2.059 Palavras (9 Páginas) • 283 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Examinaremos nesta produção textual, a empresa “Nossa Locadora de Livros”, em que o diretor e responsável o Sr. João Carlos vem mantendo o seus negócios a mais de duas décadas, desde 1990. Mas com o cenário dinâmico e altamente competitivo no qual as empresas disputam espaços atualmente, o Sr. João Carlos percebeu a necessidade de informatizar para que haja um processo de sucesso crucial em sua empresa.
Após algumas avaliações nas empresas especializadas, optou-se pela contratação do sistema de tecnologia da informatização TI, da empresa “ALUNOS UNOPAR”, que tem como meta atender as carências tecnológicas, incorporar a estratégia da empresa junto com os departamentos específicos, visando auxilia-los a alcançar seus objetivos.
2 OBJETIVO
Visando que a empresa “Nossa Locadora de Livros” ao entregar seus negócios aos serviços da empresa “ALUNOS UNOPAR” o mesmo sempre considere os objetivos da empresa contratante como a segurança, o desempenho, a adequação, as alternativas e soluções que mantenham a máxima disponibilidade e agilidade com menor custo.
3 DESENVOLVIMENTO
Com base no cenário proposto “Nossa Locadora de Livros”, elabore as atividades com as seguintes diretrizes.
3.1 Relacionar pontos positivos e negativos de locadoras de livros::
a) Pontos positivos:
_ A busca destas empresas em sempre alimentar a página (interface) em que os seus clientes navegam, com acervos atuais, assim mantendo sempre a comunicação entre a empresa e o cliente final. Para isso as empresas buscam pesquisa de melhorias constante da interação, ou seja, o foco das aplicações passa ser a facilidade nas operações, e Preece et al. (1994) complementa o objetivo do IHC, que é produzir sistemas utilizáveis e seguros, como também sistemas funcionais.
_ No caso destas empresas virtuais quando iniciaram os seus negócios não houve uma rápida necessidade de alugar uma loja (imóvel) especifica, as locadoras começaram a funcionar em sua própria residência, contanto com o computador e um sistema e um delivery (individuo para entrega e recolhimento dos livros).Assim podemos notar que através da tecnologia a ação inicial de empreendorismo para auxiliar são relacionados critérios por Raupp e Reiche (2003):
Eficiência: que é a menor relação possível entre custo e beneficio para atingir os objetivos de um projeto;
Impacto: que identifica o grau da eficiência com que o projeto esta contribuindo para o alcanço do objetivo geral;
Custo- efetividade: que é realizado por meio da comparação de formas alternativas da ação para obtenção de determinados impactos, com vistas a identificar ações que atendem aqueles objetivos pelo menor custo.
b) Pontos negativos:
_ Também vejo que trabalham da mesma forma, seus sites não possuem recomendações de livros, sendo assim o cliente final fica apenas com a opção de procura por ordem alfabética e autores, acredito que possuindo um sistema de recomendações podem sugerir mais opções, assim aumentando a receita da empresa e fidelizando o cliente;
_ Percebi também uma sobrecarga de informações nos sites.
Fontes de sites pesquisados: Balaio de Gato Livros e Loc. Livros.
3.2 Segurança da informação
A gestão da Segurança da Informação-GSI possui três pilares básicos:
Confidencialidade: é a garantia de que a informação será acessada apenas por uma pessoa autorizada;
Integridade: é a garantia de que a informação não sofreu nenhuma alteração após sua emissão;
Disponibilidade: é a garantia de que uma pessoa autorizada no caso o Sr. João Carlos tenha a acesso a uma informação integra, no momento que desejar.
Lembrando que a “Nossa Locadora de Livros” tem a disposição: políticas de senhas, de backup e de software.
As implantações da segurança da informação na locadora ira compor:
Identificação de recursos críticos;
Classificação das informações;
Definição em linhas gerais dos objetivos de seguranças a serem atingidos;
Análise das necessidades de seguranças (identificação das possíveis ameaças, análise de risco e impactos);
Discursão aberta com os envolvidos;
Apresentação de documentos a alta administração;
Aprovação;
Treinamento;
Implementação;
Avaliação e identificação das mudanças necessárias;
Revisão
A aplicação da Segurança da Informação deve ser clara o suficiente para ser bem compreendida pelos usuários em foco, aplicável e de fácil aceitação, a complexidade e extensão exagerada pode levar ao fracasso de sua implantação.
3.3 Humanização no contexto da tecnologia
Toda a profissão exige um mínimo de convívio social, quer dizer, é impossível para qualquer profissional interagir isoladamente. Portanto não e diferente com os profissionais na área de informática. Eles sempre estão atuando com outros profissionais, gerentes, usuários e clientes ou fornecedores. Para tanto se faz necessário que este relacionamento seja o mais educado e saudável possível, isto tudo somado ao fato de os profissionais de informática ter a fama negativa de serem nerdes, apáticos, rudes, frios e incomunicáveis. Para tudo isso o mercado hoje requer que o profissional desta área tenha habilidades para trabalhar em equipe, ter espirito de liderança, além de saber lidar positivamente com situações de conflitos e pressões de cronograma. O analista de sistemas, não rara as vezes, tem de lidar com profissionais que como ele, poderá estar sobre fortes situações de
...