Estudo de Caso Gerenciamento de Riscos
Por: Hugo Ferreira • 24/4/2021 • Resenha • 781 Palavras (4 Páginas) • 351 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Resenha Crítica de Caso
Trabalho da disciplina Gerenciamento de Risco
Tutor: Prof. MARCIO VICENTE
Belém – PA
2020
GERENCIAMENTO DE RISCOS DE ACIDENTES EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CÍVIL
- INTRODUÇÃO
Este estudo tem por finalidade analisar e investigar as principais causas de acidentes de trabalho em uma empresa do ramo civil, fazendo um levantamento das áreas mais impactadas através de ferramentas de gerenciamento de risco. Tais ferramentas foram utilizadas para categorizar as causas básicas dos acidentes.
Acidente de trabalho é aquele ocorre no exercício de atividade a serviço da organização e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que pode causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
Tendo como base o conceito de acidentes de trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), destaca que o setor da construção civil é o setor que apresenta os maiores números de acidentes de trabalho, sendo a indústria da construção o mais propenso a ter graves acidentes de trabalho.
- DESENVOLVIMENTO
No estudo de caso, foi utilizado para relacionar os setores mais críticos em acidentes de trabalho as seguintes ferramentas: Mapeamento de riscos, FMEA e Analise de Pareto. Tal estudo sugere que a análise seja feita de modo reverso, iniciando a partir dos efeitos das falhas, acidentes com e sem afastamento e suas respectivas causas.
Para o mapeamento de processos foi apresentado de forma gráfica, através de fluxogramas, para representar o esquema dos processos envolvidos e expor os mesmo de forma gradual, com o intuito de dar maior detalhamento. Tal técnica foi considerada por último com o objetivo de mapear subsetores do processo, colaborando com a prevenção de falhas e consequentemente dos acidentes.
A FMEA (Failure Mode and Effects Analysis) é uma ferramenta que tem objetivo prever as falhas de um processo, com o intuito de eliminar riscos isolados ou associados. Por ser uma analise de baixo pra cima, a FMEA se estende por todos os níveis hierárquicos. Para o caso em questão, a FMEA foi utilizada a partir dos acidentes, ou seja, foi utilizado a partir das causas básicas de que resultaram em falhas, com ou sem afastamento.
A analise de Pareto é outra ferramenta que utiliza o recurso gráfico para ordenar as frequências das ocorrências do maior para o menor, sendo caracterizado por gráfico de barras, onde cada barra representa o tipo de acidente analisado. Partindo deste conceito, a ferramenta foi utilizada para quantificar em gráfico quais subsetores do processo apresentam maior ocorrência de acidentes de trabalho.
Como analise dos dados obtidos, o setor civil apresentou 30% das ocorrências, 20% andaime, e 10% estruturas metálicas. Após primeira análise, foi possível determinar qual causa básica apresenta maior frequência.
Observou-se que em processos onde pessoas têm envolvimento, a falta de percepção de risco foi maior (20% dos casos), 13% procedimento e falha no planejamento com 13%. O restante das causas contribuíram com menos de 10% cada. Feita a identificação e as causas básicas de acidentes através do gráfico de Pareto, o grupo de dados para analise foi reduzido, facilitando o uso da FMEA adaptada para que todos os subsetores da construção civil sejam categorizados. Através desta categorização, foi possível calcular o numero de prioridade-risco (RPN), definido pelo produto entre ocorrência, severidade e detecção, RPN=OxSxD, bem como, determinar qual ação corretiva ou preventiva recomendar.
...