Etica E Relações Humanas
Trabalho Universitário: Etica E Relações Humanas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: henryfreitas • 16/9/2013 • 2.621 Palavras (11 Páginas) • 338 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TECNOLOGIA EM LOGISTICA
ÉTICA E RALAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
RELATÓRIO ELABORADO A PARTIR DAS ETAPAS DA ATPS.
Prof. Me. Maurício Dias
MANAUS – AM
Junho 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”. 2
2.1 Sinopse do filme. 3
2.2 Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração. 4
3. Conclusão. 7
4. Referências Bibliográficas 8
1
1. INTRODUÇÃO
No âmbito profissional, a ética é relevante por estar presente nas menores atitudes e fica claro que em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de decidir, de conduzir e fazer uma específica tarefa em uma determinada atividade profissional. Assim, a ética auxilia no desenvolvimento do bem estar individual e coletivo por caminhos regidos pela virtude nos atos funcionais e administrativos dentro de uma empresa, no segmento liberal ou no segmento autônomo, em prol da harmonia social. Porém, se faz necessário que os valores éticos e morais sejam impregnados na essência humana do cidadão, e que as decisões, em qualquer instância, sejam de bom-censo sem ferir o outro ou a coletividade. Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. Atualmente, a ética se faz essencial para a interação no meio social comum, e assim também se faz primordial na regulação e regulamentação das relações profissionais e empresariais, numa contextualização que deixa de ser mais empírica.
A aplicação da ética na Administração é sumariamente importante para a efetividade profissional e organizacional, que traz em seu povo valores deturpados do que é moral e virtuoso, e a descrença no que se afirma responsável socialmente. E para tal, existe o código de ética profissional, um instrumento regulador que apresenta normas de conduta para o cumprimento de determinada profissão. Sendo de interesse geral dos inseridos naquela classe, na tentativa de levar o profissional ao cumprimento do exercício de uma virtude obrigatória, com existência de órgãos fiscalizadores e controladores do respeito ao referido código na execução das atividades pertinentes a profissão.
A ética profissional em administração vem se tornando ao longo das décadas, um assunto cada vez mais presente no cenário corporativo. Seu conceito amplo e analisado sob várias vertentes, está desencadeando discursões sobre conduta ética nas empresas. Com efeito, devido a crescente valorização do grau de reputação das empresas no mercado, a ética profissional se revela um fator que tem sido critério para compra de produtos e serviços no mundo dos negócios. Portanto, inserir conduta ética profissional nas empresas nessa contextualização pluralizada, não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Requer um grau de planejamento e esforço maior dos líderes, que devem aplicar ações que estimulem a integração dos funcionários, pode-se concluir que uma empresa que possui conduta ética verdadeiramente é aquela que reconhece e valoriza seus funcionários oferecendo ferramentas para que os mesmos, independente de sua condição social e cultural possam ter um pensamento ético e autônomo, desenvolvendo suas habilidades profissionais e virtudes, num ambiente saudável e moralmente compensador.
2
2. A ÉTICA PROFISSIOCIONAL NO FILME “Amor sem Escalas”.
O filme relata a vida profissional e amorosa de Ryan Bingham que tem por função demitir as pessoas de diversas empresas espalhadas pelo mundo e fazendo palestras motivacionais, mas o seu superior contratou uma funcionaria chamada Nathalie com o objetivo de reduzir os gastos da empresa, pois os gastos com passagens e hospedagens eram altos, sendo assim Nathalie apresentou para a empresa um sistema onde não seria mais necessário viajar para demitir os funcionários, passando então a demitir as pessoas através de videoconferência, colocando então o emprego de Ryan em risco.
Ryan dedicou toda a sua vida ao trabalho e adorava o que fazia. Passava mais de 300 dias do ano viajando, e com isso abdicou de construir uma família para viver cruzando pelos aeroportos do mundo a fora. Seu hobby secreto era acumular milhas e seu objetivo era atingir o número de 10 milhões onde somente 7 pessoas tinha conseguindo ate o momento. Esse número lhe daria o direito de obter um cartão personalizado emitido pela companhia aérea, de ter seu nome pintado do lado de fora da aeronave e de viajar na cabine do piloto do avião.
A vida dele era muito agitada e seu tempo eram cronometrados para que nenhum minuto fosse desperdiçado entre uma viagem e outra. Com tantos anos de profissão, Ryan tinha muita experiência no seu ramo e isso fazia dele um excelente profissional. Ele conseguia persuadir as pessoas com sua clareza e firmeza. Não aceitava de forma alguma a possibilidade de ser demitido e por dominar o que fazia, mostrou ao seu superior que o sistema de Nathalie tinha muitas falhas, e através de vários argumentos ele conseguiu dobrar seu chefe, sendo assim ele sugeriu que ela o acompanhasse em suas viagens e ele mesmo não satisfeito aceitou.
Nathalie era totalmente a favor do uso da tecnologia e não tinha tanta experiência e frieza de Ryan. O processo de demissão que ele utilizava era muito mais demorado do que por videoconferência e ele teve que mostrar dicas de como otimizar o tempo e também que grandes bagagens
...