Etica No Trabalgho
Ensaios: Etica No Trabalgho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MayaraDiniz • 15/6/2013 • 3.381 Palavras (14 Páginas) • 400 Visualizações
Sumário
ETAPA 1 04
1.1 Passo 1 04
1.2 Passo 2 . 04
ETAPA 2 06
1 - O que é ética? 06
1.1 – O que é moral? 06
1.2 – O que é a lei? 07
1.3 – Quais as diferenças e semelhanças entre si (ética moral e lei)? 07
ETAPA 3 08
1 – Por que a ética nos negócios? 08
1.2 – Quais os benefícios que uma empresa obtém através da ética nos negócios? 08
1.3 – É possível que as empresas éticas consigam obter lucros com essa prática? 08
ETAPA 4 10
1 – Conceito de responsabilidade social 10
1.1 – Os stakeholders envolvidos nesse processo 11
1.2 – Como implantar o processo de responsabilidade social nas empresas 11
1.3 – O que é Ética corporativa? 11
2 - Mapa Conceitual 13
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
ETAPA 1
1 - Até que ponto um gestor de pessoas precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?
Passos 1 e 2.
A ética é um dos temas que se destaca nos dias atuais, principalmente nas organizações. A ética e seus princípios norteiam o gestor o tempo todo, pois como gestor de pessoas ele necessita ser um exemplo positivo; como gestor ele precisa fazer o que é certo e, portanto ele não poderá agir com impulsos. O gestor de pessoas, ele irá carregar consigo muitos valores e muitas pessoas, e, portanto não pode e não deve agir ou falar com preconceitos, discriminação, com
falcatruas.
A ideia de que o gestor de pessoas é responsável apenas pelo recrutamento e desligamento de colaboradores esta defasado, as funções do gestor de RH vão além, gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. E a Ética faz parte dessa nova estrutura, para que se entenda melhor veja alguns dos novos desafios do RH:
Encontrar pessoas qualificadas;
Lidar com as pessoas;
Motivar as pessoas;
Espírito de liderança – elemento humano.
Um dos grandes desafios dos Gestores de pessoa é lidar com pessoas, porque não se trata apenas do individuo isolado, lidamos com uma serie de conflitos, caráter, família, desejos, anseios, sonhos, frustrações entres outros, e saber lidar é o X da questão. É justamente no elemento humano que ética e seus princípios estão diretamente ligados.
Os gestores de pessoas ao compreender a ética e seus princípios, tem como propósito fazer a confluência dos objetivos da organização e dos futuros colaboradores, levando em consideração que não se impõe ética a uma pessoa, mesmo porque a ética é particular de cada individuo.
A formação do caráter ético da individuo tem influência da família, as intuições de ensino e a sociedade. O que se pode fazer é tentar aperfeiçoar/aprimorá-lo nos padrões éticos da organização e esse é um desafio do gestor.
ETAPA 2
Aula-tema: Predisposição Ética.
Passos 1 e 2.
1 - O que é
ética?
“Podemos definir Ética como a ciência da Verdade; não existe uma ética da mentira, nem a meia ética.” (MATOS, 2012, p. 02).
A Ética e verdade são a essência da consciência humana. Ninguém lhes por ser diferente. Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego “ethos”, e significa aquilo que pertence ao caráter. Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. Refletir sobre a ética é contribuir para aumentar a reflexão sobre a ação humana, tornando-nos mais sensíveis e sensatos. A ética nos aproxima da realidade e nos torna mais consciente das ações que praticamos em qualquer espaço da nossa vida.
1.1 – O que é moral?
Pode-se dizer que moral se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. As práticas positivas de um código moral são importantes para que possamos viver em sociedade, fato que fortalece cada vez mais a coesão dos laços que garantem a solidariedade social. Do contrário, teríamos uma situação de caos, de luta de todos contra todos para o atendimento de nossas vontades.
1.2 – O que é a lei?
Lei que vem do verbo latino “ligare”, que significa "aquilo que liga", ou “legere”, que significa "aquilo que se lê", é uma norma ou conjunto de
normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes. Lei é toda a regra jurídica, escrita ou não, aqui ela abrange os costumes e todas as normas formalmente produzidas pelo Estado, representadas, por exemplo, pela Constituição federal, medida provisória, decreto, lei ordinária, lei complementar, entre outros. Já num sentido amplo, lei é somente a regra jurídica escrita.
1.3 – Quais as diferenças e semelhanças entre si (ética moral e lei)?
Tanto a ética, moral e lei trabalham para que se tenha harmonia em uma sociedade, para que as pessoas se respeitem. A diferença entre elas é que a moral estabelece
...