Evolução Do Computador
Trabalho Escolar: Evolução Do Computador. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lirock • 22/8/2014 • 1.441 Palavras (6 Páginas) • 926 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 A EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR 4
3 A 1ª GERAÇÃO DE COMPUTADORES 5
4 A 2ª GERAÇÃO DE COMPUTADORES 6
5 A 3ª GERAÇÃO DE COMPUTADORES 7
5.1 LINGUAGEM DE ALTO NÍVEL 8
6 A 4ª GERAÇÃO DE COMPUTADORES 9
7 A 5ª GERAÇÃO DE COMPUTADORES 10
8 CONCLUSÃO 11
9 REFERENCIAS 12
1 Introdução
Neste trabalho irá ser apresentado a evolução do computador como também sua história, desde a primeira geração de computadores e os avanços conquistados ao longo dos anos.
2 A evolução do computador
O computador foi inventado pelo homem devido à necessidade de facilitar os cálculos como também seu cotidiano, limitando os erros e economizando o seu tempo.
Inicialmente, com o intuito de facilitar o seu trabalho, o homem criou o Ábaco, um calculador decimal operado manualmente, há milhares de anos atrás no oriente médio e que ainda é muito utilizado em países no oriente, como o Japão.
Depois, no ano de 1642, um francês de 18 anos chamado Blaise Pascal inventou a primeira máquina de somar chamada Pascalina, a qual realizava operações aritméticas, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas. Por volta de 1822, um cientista chamado Charles Babbage desenvolveu uma máquina que era capaz de calcular funções de diversas naturezas (trigonometria, logaritmos) e executar as quatro operações, armazenar dados em uma memória (de até 1.000 números de 50 dígitos) e imprimir resultados. Esse projeto chamava-se Máquina de Diferenças. Porém só pode ser concluída após sua morte, tornando-se base para a estrutura dos computadores atuais, fazendo com que Charles Babbage fosse considerado o Pai do Computador.
3 A 1ª Geração de Computadores
Em 1890, o norte americano Hermann Hollerith (1860-1929) desenvolve o primeiro computador mecânico. A partir de 1930, começam as pesquisas para substituir as partes mecânicas por elétricas. O Mark I, concluído em 1944 por uma equipe liderada por Howard Aiken, é o primeiro computador eletromecânico capaz de efetuar cálculos mais complexos sem a interferência humana. Ele mede 15 m x 2,5 m e demora 11 segundos para executar um cálculo.
A segunda guerra mundial foi um grande incentivo para o desenvolvimento de computadores, já que as máquinas estavam cada vez mais tornando-se úteis em tarefas de desencriptação de mensagens inimigas e também na criação de armas mais modernas. Entre os projetos desenvolvidos neste período, destaca-se o Colossus, criado em 1943 pelo inglês Allan Turing. Com esse projeto, Allan Turing colocou em operação uma série de máquinas, sendo que cada nova máquina utilizava 2.00 válvulas eletrônicas e processava 25.000 caracteres por segundo.
No ano de 1946 surgiu o ENIAC (Eletronic Numerical Interpreter and Calculator), desenvolvido pelos cientistas John W. Mauchlye e J. Presper Eckert. O ENIAC era totalmente eletrônico, possuía 17.468 válvulas, 30 toneladas de peso, realizava uma soma em 0,0002s e uma multiplicação em 0,005s com números de 10 dígitos. Porém possuía um grande problema: devido ao grande número de válvulas e operando à taxa de 100.000 pulsos por segundo, havia 1,7 bilhão de possibilidades a cada segundo que uma válvula falhasse, além da tendência de elevado aquecimento, já que as válvulas liberavam tanto calor que até mesmo com ventiladores, a temperatura ambiente subia. As suas válvulas apresentavam os seguintes problemas:
Aquecimento demasiado provocando queima constante
Elevado consumo de energia
Eram relativamente lentas
O ENIAC foi desativado em 2 de Outubro de 1955 e seu sucessor foi o EDVAC, planejado para acelerar o trabalho, armazenando os dados eletronicamente e ainda capaz de codificar as informações de forma binária em vez de forma decimal, reduzindo assim o número de válvulas.
Foto: ENIAC 1946
4 A 2ª Geração de Computadores
A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor. Em 1952, a Bell Labs. cria o transistor, que passou a ser um componente básico na construção de computadores.
O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os computadores em especial. Eles eram muito menores do que as válvulas a vácuo e tinham outras vantagens: não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam menos energia, geravam menos calor e eram mais rápidos e confiáveis. E em 1955 a Bell Labs. concluiu o primeiro computador a transistores.
Na segunda geração o conceito de Unidade Central de Processamento (CPU), memória, linguagem de programação e entrada e saída foram desenvolvidos. O tamanho dos computadores diminuiu consideravelmente. Outro desenvolvimento importante foi a mudança da linguagem de máquina para a linguagem assembly, também conhecida como linguagem simbólica. A linguagem assembly possibilita a utilização demnemônicos para representar as instruções de máquina.
Em seguida vieram as linguagens de alto nível, como, por exemplo, Fortran e Cobol. No mesmo período surgiu o armazenamento em disco, complementando os sistemas de fita magnética e possibilitando ao usuário acesso rápido aos dados desejados.
5 A 3ª Geração de Computadores
A terceira geração de computadores é marcada pela utilização dos circuitos integrados, feitos de silício. Também conhecidos como microchips, eles eram construídos integrando um grande número de transistores, o que possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos.
Mas o diferencial dos circuitos integrados não era apenas o tamanho, mas o processo de fabricação que possibilitava a construção de vários circuitos simultaneamente, facilitando a produção em massa. Este avanço pode ser comparado ao advento da impressa, que revolucionou a produção dos livros.
Didaticamente os circuitos integrados são categorizados de acordo com a quantidade de integração que eles possuem:
LSI (Large Scale Integration -
...