TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Dos Processadores

Artigo: Evolução Dos Processadores. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 9

Processadores AMD: Evolução

A AMD – Advanced Micro Devices foi fundada em maio de 1969, é uma empresa fabricante de processadores, memórias entre outros dispositivos semicondutores, que é conhecida hoje como concorrente da Intel no mercado de processadores. A AMD começou produzindo os processadores 386 e 486 que eram clones dos da Intel só que mais baratos que os dos concorrentes. Quando foi lançado o Intel Pentium, a AMD então lançou o 5x86, que nada mais era um 486 de 133 MHz, que se popularizou bastante, ele servia como uma poção barata para upgrade no micro.

Apesar do 5x86 ter um clock de 133 MHz a empresa dava por entender que ele possuía um desempenho parecido ao do Intel Pentium 133, o que na real era muito inferior, aonde ele mal conseguia ser comparado ao Intel Pentium 66. Logo após o lançamento do 5x86 a AMD lançou o K5, que realmente era um processador que tinha um desempenho maior que o Pentium, mas possuía um custo elevado. Depois dele veio o K6 e o K6-II lançado em 1997, que fizeram maior sucesso que o lançamento anterior, que se tornarão uma opção barata de processador para upgrade que servia para quem utilizava o Pentium ou o Pentium MMX.

O K6-2 foi uma época ruim da informática, não por causa do processador, que apesar de te rum mal desempenho para jogos ele tinha melhor custo-benefício, mas por causa das placas mães baratas que invadiram o mercado, que se aproveitaram do custo baixo do processador, e passaram a fabricar placas mães mais baratas e com péssima qualidade para poderem vender mais, colocando no mercado computadores de baixo custo. Esta época foi marcada por PCs “aberrações”.

O Athlon foi o processador da AMD que mais fez sucesso. Sua primeira versão utilizava um slot tipo cartucho parecido ao usado no Pentium II, mas que não tinha compatibilidade com as placas mães que o Pentium usava. Ele foi substituído pelo processador Athlon Thunderbird, que usa o mesmo soquete até os dias de hoje.

O Athlon XP que utilizava soquete A que veio para competir com o Celeron, logo após a AMD lançou o Duron, que era um processador de custo baixo, similar ao Athlon, mas utilizava menos cache. Em 2005 o processador Athlon foi tirado de fabricação sendo então substituído pelo Sempron, que era uma versão melhorada do Duron, com maior memória cache e maior frequência de clock.

Por volta dos anos 2000, apareceram as primeiras notícias do processador "SledgeHammer", que seria o primeiro processador de 64 bits, que foi lançado para versão domestica como Athlon 64, que ficou como top de linha da AMD. Apesar de ter sido mudado internamente, o Athlon 64 continuou compatível com programas de 32 bits, da mesma maneira que processador atuais conseguem rodar programas da época do 486 mesmo terem sido adicionados vários recursos novos.

Apesar do Athlon 64 ser um processador de 64 bits isso não o tornou tão veloz, mesmo com sistemas otimizados, os ganhos no desempenho são mais pelo fato dele possuir um controlador de memória embutido. A vantagem principal que possui os processadores de 64 bits foi derrubar a limitação dos processadores de 32 bits, que conseguiam acessar 4 GB de memória RAM.

A partir do Athlon 64 originou-se o Athlon X2, que foi o primeiro processador dual core fabricado pela AMD, que era como se tivesse dois Athlon 64 em um único processador. Com a atualização do Core 2 Duo, a AMD também fez uma atualização na arquitetura do Athlon 64,aonde ele passou a ter suporte a 4 núcleos e cache L3. E foi assim que surgiu o processador Phenom, que era o primeiro processador de 4 núcleos ou Quad-Core da AMD.

O Phenom foi lançado em diversas versões, entre elas um versão com três núcleos e uma com parte da memória cache desativada. As primeiras versões do Phenom foram fabricadas usando 65 nanômetros, que era parecida ao usado no Core 2 Duo, o que fez limitar a memória cache L3 para 2MB. Em 2009 a AMD passou a utilizar em suas fabricas um padrão de 45 nanômetros, originando-se então o Phenom II que possuía incríveis 6 Megabytes de memória cache L3, que resultou em um ganho notável no seu desempenho.

Assim como o Phenom, o Phenom II também era fabricado em várias versões, de 4 núcleos, com 3 núcleos e 2 núcleos. O novo padrão de 45 nanômetros deu origem a duas séries de processadores com baixo custo, que foram o Athlon II X2 e o Athlon II X4, que foram lançados para substituírem o Phenom II. Como sugerem seus nomes, o Athlon II X2 tinha dois núcleos e o Athlon II X4 quatro núcleos. A arquitetura era a mesma utilizada no Phenom II, mas com a diferença que esse modelos não possuíam memória cache L3.

Com os últimos lançamentos da Intel os Core i5 e Core i7, que deram origem a nova geração de processadores. Uma das mudanças feitas pela Intel foi a adição da tecnologia Turbo Boots, que é um sistema de clock que faz com que ocorra uma elevação na frequência do processador quando operando com dois núcleos, que funcionava como um overclock automático. O Turbo Boots deixou o desempenho dos processadores bem melhor, já que era influenciado por diversos fatores como, temperatura de operação entre outros fatores.

Como resposta ao último lançamento da Intel a AMD então lançou uma nova família de processadores a família A-Series que foi uma serie que possuía GPU de vídeo integrado, sendo os processadores A4, A6 e A8. Aonde os processadores A4 dual-core iriam competir com os processadores Intel Core i3, os processadores A6 quad-core com os Intel i3 e i5, e os processadores A8 quad-core, competiriam com os Intel Core i5 de maior desempenho e os Core i7. Ao contrário da Intel, que usava GPU HD Graphics, a AMD optou em utilizar controladores de gráficos mais potentes, mesmo com a utilização das APUs, nome atribuído pela AMD a processadores com vídeo integrado, isso não descarta a utilização de chipsets de melhor desempenho.

A evolução dos processadores Intel

A Intel foi fundada em 1968, começou usando o nome NM Eletronics. Logo depois foi modificado para INTegrated ELetronics ou INTEL. Os primeiros produtos fabricados pela Intel foi as memórias SRAM (Memória estática de acesso aleatório).

Intel 4004

O processador Intel 4004 foi o primeiro a ser lançado pela intel, em 1971.

Foi desenvolvido para ser usado em calculadoras, esse processador operava a um clock de 740 KHz no máximo e realizava até 92 mil instruções por segundo, calculando, cada instrução era realizada em 11 microssegundos.

Após o sucesso do 4004, foi desenvolvido o processador 8008, em 1972. Era um processador de 8 bits, e barramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com