Experiência com Micrômetro
Por: gpaschoal • 7/10/2017 • Relatório de pesquisa • 435 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
Resumo
Este relatório tem como objetivo a apresentação de um experimento sobre a utilização de um micrômetro.
O micrômetro é geralmente utilizado em medições externas por possuir uma alta precisão, entretanto, pode ser utilizado na medição de diâmetros internos, profundidades, pequenas espessuras e ressaltos, além de poder ser encontrado em diferentes versões. Suas características são semelhantes em todos os modelos, apenas modificando os formatos de acordo com a finalidade de sua utilização. Possui também diversas capacidades, divididos em escalas de 0,01mm ou 0,001mm, podendo ser digitais ou não.
Sumário
Introdução Teórica.................................................................................................. 3
Experimento............................................................................................................ 3
Conclusão............................................................................................................... 5
Refêrencias............................................................................................................. 6
Introdução Teórica
O micrômetro é o segundo instrumento mais utilizado em oficinas automotivas, possuindo uma resolução de 0,001 milímetros. Embora o cálculo de suas medidas seja semelhantes as do paquímetro, o micrômetro realiza medições lineares, internas, externas e de profundidade, utilizando também um princípio diferente de medir.
[pic 1]
Figura 1.1 – Partes do micrômetro.
|
|
Experimento
Por ser um instrumento de precisão, o micrômetro deve ser manuseado com suavidade. Antes de ser utilizado, é necessário se certificar se as hastes móveis estão limpas, após aproxime a haste móvel da peça. Sua medição é realizada pelo deslocamento de um parafuso micrométrico no sentido longitudinal por uma rosca regulável que realiza um movimento relativo de um passo a cada volta completa. A volta completa é subdividida pelos traços do tambor (ligado ao parafuso). Esse movimento se traduz na variação da distância entre duas superfícies de medição.
Depois do contato com a peça, dê dois toques suaves na catraca, e certifique-se se as superfícies estão totalmente em contato, em seguida trave o instrumento e afira a medição. Para calcular o valor do princípio, verifique até onde o tambor se deslocou. O primeiro valor que vier atrás do tambor é o inteiro. Em seguida, observe à medida que estiver mais próxima do zero do tubo de medição. Depois é só somar os valores.
Caso o micrômetro possua vernier, procure a medida do vernier que coincide com o tambor e adicione ao valor encontrado.
Conclusão
Depois de aprendermos usar o instrumento e fazer as medições nas esferas, podemos concluir que o micrometro é uma ferramenta muito útil para medir objetos com alta precisão, e para profissões coo engenharia que necessitam de ferramentas desse tipo é uma peça fundamental.
Mesmo sendo uma ferramenta pouco utilizada, é fundamental que alunos de engenharia e afins tenham o conhecimento de como utilizá-la corretamente.
Referências
DIAS, A. Tudo o que você precisa saber sobre micrômetro. Acesso em: 23/09/2017. Disponível em:
...