Extração Do óleo Da Semente De Algodão
Trabalho Universitário: Extração Do óleo Da Semente De Algodão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Josy79 • 5/5/2014 • 2.471 Palavras (10 Páginas) • 573 Visualizações
Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina
Tecnologia em Alimentos de Origem Vegetal
Jôse Catiani Ribeiro da Silva
DEFESA DE ESTÁGIO REALIZADO NA ICOFORT
Petrolina-PE
2009
JÔSE CATIANI RIBEIRO DA SILVA
Relatório apresentado como requisito avaliativo do estágio curricular supervisionado, solicitado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina.
Orientadora: Luciana Cavalcanti
Empresa de Extração e Refino de Óleo, ICOFORT: de 20 de janeiro de 2009 a 08 de abril de 2009
Petrolina-PE
2009
APRESENTAÇÃO
Desejo compartilhar com vocês as experiências vivenciadas durante meu estágio curricular em cumprimento de objetivos requeridos pela Instituição de Ensino – CEFET – para conclusão do Curso Superior em Tecnologia de Alimentos de Origem vegetal.
O estágio foi realizado na Empresa ICOFORT – Torta e Óleo de Algodão, no período de 20 de janeiro de 2009 a 08 de abril de 2009, mais precisamente no Laboratório de Controle Qualidade.
A ICOFORT é uma empresa com foco na industrialização da semente de algodão e refinos de óleos vegetais, que busca satisfazer as necessidades dos clientes. Esta satisfação é controlada por laboratório próprio onde diariamente são realizadas análises, fazendo-se cumprir as leis que regem as qualidades físico-químicas dos óleos comestíveis tais como: Lei nº 9927 de 25 de maio de 2000, decreto nº 3664 de 17de novembro de 2000, resolução nº 482 de 23 de setembro de 1999 e instrução normativa nº 49 de 22 de dezembro de 2006, segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O laboratório é um departamento que reúne todas as atividades referentes ao processo de refino de óleo desde a extração ao envase do óleo para comercialização. É um departamento técnico que envolve processo de operação mecanizada, complexa e química avançada, realizando análises nas etapas de: neutralização, branqueamento e desodorização do óleo produzido (semi-refinado e refinado).
Espero que as informações aqui contidas, possibilitem a todos aprimoração do conhecimento científico de maneira sábia e produtiva, pois, muitas vezes, “o devido uso do conhecimento pode identificar um novo nicho de atuação e este, torna-se imensurável para aquele que o detém e que deseja prosperar, basta saber utilizá-lo estrategicamente.”
Espero que esta leitura cumpra essa finalidade.
AGRADECIMENTOS
Agradecer não é uma tarefa fácil. Para não ficar devedora, quero de antemão agradecer a todos que direta ou indiretamente contribuíram para concretização de um trabalho que no início, julgava eu, ser solitário. E derrepente, não mais que derrepente, descobrir não era.
Em primeiro lugar ao Deus e Senhor da minha vida por Seus sonhos, tão lindos e perfeitos se cumprirem na minha vida. Nada tenho, mas me destes sabedoria e entendimento para galgar mais um degrau. Obrigado PAI!
As pessoas que me auxiliaram sobremaneira na vida acadêmica, profissional e afetiva, meus pais – José Vicente e Aparecida de Fátima , e meus irmãos Dirlei e Cássia – com apoio e incentivo, vocês são meus pilares. Em especial ao meu esposo Otton Marcos e a minha filha Maria Fernanda pela compreensão e dedicação, sem vocês eu não teria conseguido. Usufruir vocês é um privilégio!
Aos meus Professores que tão incessantemente me deram suporte em todo período de vida acadêmica para que este trabalho fosse realizado. Tenho dívida com vocês!
Em especial a minha Orientadora Luciana Cavalcanti que tão diligentemente me mostrou o caminho, subsidiando-o com suas reflexões e conhecimento. Muito obrigada por tua sensibilidade que a diferencia como educadora. Pena que três anos não me foram bastante para desfrutar do teu conhecimento e convívio. Você é ímpar!
Na pessoa do Senhor Homero Brisolla de Almeida Filho, agradeço a ICOFORT pela oportunidade de estágio que me foi aberta. Senhor Homero Brisolla muito obrigada pela gentileza, responsabilidade e disposição em me acudir quando eu estava cheia de dúvidas. Esses adjetivos denotam o bom profissional que és. Muito obrigado pela revisão da monografia nos tópicos – Extração e Refinaria.
A Hailton Alves pelo apoio, pelo empenho em repassar seus conhecimentos e pela supervisão direta durante o estágio. Obrigado pela revisão do tópico – Controle de Qualidade.
Aos meus colegas de turmas com quem aprendi muito. Em especial a Ana Júlia, Fátima Alves e Léia Damasceno pelo carinho e suporte que sempre me deram todo tempo. Vocês são LINDAS!
Chegamos ao Fim. Aplausos a todos nós!
Introdução
O algodão (Gossipyum hebaceum) é uma das fibras vegetais cultivadas mais antigas do mundo. As primeiras referências registram seu cultivo alguns séculos antes de Cristo. No Brasil, pouco se sabe sobre a história dessa malvácea. Na época do descobrimento, os indígenas cultivavam o algodão e o transformavam em fios e tecidos (EMBRAPA, 2002).
Do algodão é um dos produtos de maior importância econômica no grupo das fibras, pelo volume e valor de produção. Seu cultivo é também de grande importância social, pelo número de empregos que gera direta ou indiretamente.
Do algodoeiro quase tudo é aproveitado, principalmente a semente e a fibra. A semente (caroço) representa aproximadamente 65% do peso da produção e a fibra 35% (CORRÊA, 1989).
A semente de algodão é rica em óleo (18 a 25%) e contém de 20 a 25% de proteína bruta. O óleo extraído da semente, depois de refinado é utilizado na alimentação humana e na fabricação de margarina e
...