Extração e industrialização do processo
Seminário: Extração e industrialização do processo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clymao28 • 26/11/2013 • Seminário • 914 Palavras (4 Páginas) • 299 Visualizações
O processo de mineração e industrialização.
A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado nos principais grupos de climas: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical, e efetua-se em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução.
O processo químico denominado Bayer é o mais utilizado na indústria do alumínio. Neste processo, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Os cristais são secados e calcinados para eliminar a água, sendo o pó branco de alumina pura enviado à Redução para obtenção de alumínio, através de eletrólise, processo conhecido como Hall-Héroult.
Características Químicas e Físicas, extensivas e intensivas
Peso específico: A leveza é uma das principais características do alumínio seu peso específico é de cerca de 2,70 g/cm3, para peças de veículos, extensiva.
Condutibilidade elétrica: O alumínio puro possui condutividade elétrica de 62% para equipamentos eletrônicos, rádio e televisores e demais aparelhos, intensivo.
Condutibilidade térmica: O alumínio possui condutibilidade térmica 4,5 vezes maior que a do aço, para fabricação de utensilio doméstico como panela de cozinha, intensiva.
Refletividade: O alumínio tem uma refletividade acima de 80%, a qual permite ampla utilização em luminárias, extensiva.
Propriedade anti-magnética: Por não ser magnético, o alumínio é frequentemente utilizado como proteção em equipamentos eletrônicos. Além disso, o metal não produz faíscas, o que é uma característica muito importante para garantir sua utilização na estocagem de substâncias inflamáveis ou explosivas, bem como em caminhões-tanque de transporte de combustíveis, extensiva.
Característica de barreira: O alumínio é um importante elemento de barreira à luz, é também impermeável à ação da umidade e do oxigênio, tornando a folha de alumínio um dos materiais mais versáteis no mercado de embalagens, extensiva.
Alumínio x Aço
Conforme o texto extraído do site: http://www.old.pernambuco.com/hotsite/aluminio/aluminioxaco.shtml
Por razões comerciais, o Nordeste caminha na contramão mundial, ainda utilizando amplamente o aço. “A presença do aço é forte no Nordeste por conta da fábrica Metalic, da Companhia Siderúrgica Nacional, a única que faz latas de aço no Brasil. Como financeiramente não compensa transportar latas por grandes distâncias, a empresa atinge os principais mercados do Nordeste mas não consegue chegar às outras regiões”, explica o presidente da Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas), Renault Castro.
Em comparação às latas de aço, as embalagens de alumínio são mais leves e têm maior velocidade de refrigeração do conteúdo, o que é fundamental na economia de energia elétrica. Além disso, as vantagens na escolha pelo aço são também ambientais. O alumínio pode ser reciclado infinitamente e o tempo que leva para uma latinha velha voltar para a cadeia produtiva é de, no máximo, 40 dias. Para as latas feitas de aço, o tempo é de três meses e o reaproveitamento do material é finito.
Concluímos que as vantagens do alumínio supera ao do aço pois a viabilidade econômica na indústria e ilimitado e o retorno para reciclagem e imediata e pode ser infinita vezes reciclado e como no uso alimentícios como destacado no texto acima para refrigerar tem melhor velocidade e por ser leve e economiza energia, sem dúvidas vem a ser bem vantajoso o uso do alumínio.
Produtos que podem ser produzidos a partir da bauxita:
Hidróxido de alumínio, sulfato de alumínio, zeólitas, cloreto de alumínio, Óxidos de alumínio, alumínio metálico, carboxilatos de alumínio, organometálicos de alumínio, alcóxidos de alumínio, e anidro.
Classificação dos produtos inorgânicos:
Al(OH)3 – Hidróxido de alumínio – base
Al2(SO4)3•xH2O – Sulfato de alumínio hidratado – sais
KAl(SO4)2•12H2O - alúmen de potássio
...