Física Relatório, Densidade de corrente
Por: pedrorocha014 • 17/10/2017 • Relatório de pesquisa • 460 Palavras (2 Páginas) • 575 Visualizações
Instituto Federal da Bahia[pic 1]
Campus Salvador
Departamento Acadêmico de Física
Física II
RELATÓRIO DE FÍSICA
DENSIDADE DE CORRENTE E CORRENTE ELÉTRICA
Salvador,
2017
1 – INTRODUÇÃO
2 – OBJETIVOS
- Desenvolver a noção de corrente elétrica, densidade de corrente e velocidade de deriva a partir do conhecimento do número de elétrons livres em um determinado material e a utilização de medidores de corrente elétrica.
3–MATERIAIS
- Conjunto de 6 fios de Nicromo com áreas diferentes;
- Micrômetro;
- Fonte de corrente/tensão;
- Multímetros.
- - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
- - DESCRIÇÃO EXPERIMENTAL
No experimento foram utilizados fios de Nicromo (20% Níquel e 80% Cromo) com diferentes áreas, com a finalidade de determinar a densidade de corrente em cada um dos fios, aplicando uma tensão constante.
Por isso, determinamos um valor médio para o diâmetro de cada fio com o auxílio do micrômetro e então calculamos suas áreas. Ligamos o multímetro, ajustado como voltímetro, à fonte de tensão, sendo que a mesma estava ajustada para uma tensão de 1,0V, aproximadamente.
Esta fonte estava ligada a um fio por vez, para que passasse corrente elétrica por eles. Também ligamos outro multímetro, configurado como amperímetro, com a finalidade de medir a corrente elétrica que estava passando em cada fio. A medição foi realizada para 3 fios de diferentes diâmetros.
- – RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os valores e a média entre eles, com seus respectivos erros, dos diâmetros e das áreas dos fios estão expressos na Tabela 1.
Tabela 1
A partir dos valores encontrados de corrente e área, podemos calcular a densidade de corrente de cada fio, o que está contido na Tabela 2.
Tabela 2
Podemos perceber que para materiais diferentes de mesma área, teremos densidades de corrente diferentes. Logo, para manter o mesmo valor de densidade de corrente para dois fios de mesmo material e áreas diferentes, deveríamos encontrar um valor de corrente diferente. Diante disso, podemos perceber que obtemos valores de densidade de corrente diferentes para os fios, logo podemos afirmar que os fios tem composições diferentes. Ou seja, teoricamente os fios de Nicromo são formados por 20%Ni-80%Cromo, nestes casos devem haver variações nas porcentagens dos elementos.
A partir da densidade de cada fio, e sabendo a concentração de elétrons livres e a carga fundamental do elétron, podemos calcular o valor de deriva dos elétrons. Por exemplo, caso o fio fosse totalmente composto de Cobre, nós teríamos que
7 – CONCLUSÃO
ada, ou seja, o feixe de luz azul ada ev idencia um a descarga elétrica. Descobriu -se,
tam bém, o propósito do gerador de Van de Graaff, que é produzir dif erença de potencial com
altíssima voltagem , para fins didáticos.
8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
...