FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Por: carolcontid • 4/12/2020 • Trabalho acadêmico • 2.828 Palavras (12 Páginas) • 230 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS
CAROLINA CONTI DAHER
CAROLINA MANFREDINI DOS SANTOS
IGOR VIDAL S. NASCIMENTO
JÚLIA PIGATTO FAÉ
YASMIN GRECO RAJAB
Medidas e erros
Pirassununga
2020
CAROLINA CONTI DAHER
CAROLINA MANFREDINI DOS SANTOS
IGOR VIDAL S. NASCIMENTO
JÚLIA PIGATTO FAÉ
YASMIN GRECO RAJAB
Medidas e erros
[pic 1]
Pirassununga
2020
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO .................................................................................... 3
- OBJETIVOS ......................................................................................... 4
- MATERIAIS E MÉTODOS ................................................................ 4
- RESULTADOS E DISCUSSÃO ......................................................... 5
4.1 RESULTADOS ..................................................................................... 5
4.2 DISCUSSÃO ....................................................................................... 13
- CONCLUSÃO ..................................................................................... 14
- BIBLIOGRAFIA .................................................................................. 15
- INTRODUÇÃO
A medição, na física, é um dos passos fundamentais e serve de base para qualquer experimento, seja ele teórico e/ou experimental. As medidas de grandezas físicas podem ser classificadas como uma medida direta de uma grandeza que é o resultado da leitura de uma magnitude fazendo uso de instrumento de medida, como utilizar uma régua ou uma balança ou pode ser classificada como uma medida indireta que é a que se obtém resultados através da aplicação de uma relação matemática que vincula a grandeza a ser medida com outras diretamente mensuráveis como calcular a velocidade de um objeto (DOMICIANO; J. B.; JURALTIS K. R.; 2003). Porém, todo ato de medir envolve erros de diversas origens (dos instrumentos, do operador, do processo de medida, etc) e são necessários inúmeras repetições para se obter exatamente a medida do objeto ou grandeza correspondente.
Quanto maior a exatidão de um instrumento utilizado, menor é a distância do valor encontrado no instrumento para o valor real da medida e quanto maior a precisão de um instrumento, mais suas medidas estão próximas umas das outras. Portanto, ao apresentar altos níveis de exatidão e precisão, significa que o instrumento possui uma baixa tendência a erros e em consequência, é considerado ideal para realizar estas medidas.
Neste experimento pretendemos determinar experimentalmente o volume de uma moeda de 5 centavos utilizando 3 instrumentos de medida: uma régua (física), um paquímetro e um micrômetro virtuais e de uma esfera de zircônia também utilizando os mesmos instrumentos, para no final, comparar as medidas encontradas com as medidas de volume e densidade teóricas de ambos os objetos previamente estabelecidos a fim de medir a precisão e a exatidão destes instrumentos de medida. Começando pela moeda, as medidas para determinar o diâmetro e a espessura serão realizadas 5 vezes, em seguida será realizado o cálculo médio entre as medidas encontradas utilizando a fórmula:
[pic 2]Fórmula para cálculo da média aritmética. Fonte: Dados da pesquisa (2015).
3
Em seguida será realizado o cálculo para encontrar o desvio padrão de ambas as medidas encontradas para o diâmetro e para a espessura da moeda utilizando a fórmula:
. [pic 3] Fórmula para cálculo do desvio padrão
Fonte: Dados da pesquisa (2015).
O mesmo procedimento do cálculo da média das medidas e do desvio padrão realizados para a moeda serão feitos posteriormente para a esfera de zircônia, com base na observação das imagens disponibilizadas previamente pela professora responsável pela atividade, onde mostram a esfera sendo mensurada com os mesmo três instrumentos (régua, um paquímetro e um micrômetro).
Após os cálculos iniciais e sabendo a massa (previamente apresentada pela professora) de cada um dos objetos, será feito os cálculos para saber a densidade de cada um dos objetos, e finalmente será feita a comparação dos dados encontrados com os dados de volume e densidade teóricos previamente apresentados para que possa determinar qual o instrumento com a maior precisão e exatidão dentre os três utilizados no experimento.
2. OBJETIVOS
Analisar a precisão e exatidão de instrumentos de medição como régua, paquímetro e micrômetro através de cálculos de média e desvio padrão.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Cada integrante do grupo mediu o diâmetro e a espessura de uma moeda de 5 centavos com três tipos de instrumentos: uma régua (física), um paquímetro e um micrômetro virtuais. Foram feitas leituras das dimensões de uma esfera zircônia a partir de figuras disponibilizadas pela professora, as quais mostravam valores encontrados a partir de um paquímetro, um micrômetro e uma régua.
4
Após isso, com os valores obtidos para os objetos (moeda e esfera), foram calculados o valor médio e o desvio padrão das medidas encontradas para cada instrumento (régua, paquímetro e micrômetro) dentre todas as medidas realizadas pelo grupo.
Em seguida, cada um do grupo realizou a medição do volume médio e do desvio padrão a partir de seus valores encontrados.
Dadas as massas para a moeda de 5 centavos e para a esfera de zircônia (4,0511 g e 0,4150 g, respectivamente) e com os valores encontrados dos volumes foi possível realizar o cálculo da densidade média e do desvio padrão dos objetos por meio da relação massa/volume.
...