Trabalho apresentado à faculdade de engenharia civil da unirv
Por: Fantastic • 19/9/2018 • Relatório de pesquisa • 1.562 Palavras (7 Páginas) • 301 Visualizações
UNIRV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
PATOLOGIA NAS EDIFICAÇÕES
ACADÊMICOS: Nayyara Dias Seabra
Pâmela Regina Bortoli
Rafael Guedes de Brito
Rosane Borges Moraes
Renato Veloso Portilho
Renata Alves Oliveira
Prof. M. Alex Mizael
Trabalho apresentado à faculdade de engenharia civil da unirv – universidade de rio verde, como parte das exigências da disciplina de Patologia, como requisito Parcial de avaliação.
RIO VERDE – GOIÁS
NAYYARA DIAS SEABRA
PÂMELA REGINA BORTOLI
RAFAEL GUEDES DE BRITO
ROSANE BORGES MORAES
RENATO VELOSO PORTILHO
RENATA ALVES DE OLIVEIRA
PATOLOGIA NA EDIFICAÇÃO
Trabalho feito para adquirir conhecimento
Na matéria de patologia, direcionado a
Engenharia civil
Professor: Alex Mizael
RIO VERDE
2018
INTRODUÇÃO
A inspeção é uma avaliação realizada por profissionais, engenheiros e arquitetos devidamente registrados no CREA, com as respectivas atribuições profissionais (em geral composta por uma equipe multidisciplinar), que verifica as condições técnicas de uso e manutenção das edificações.
Pode-se dizer que é um check-up completo de toda a edificação, visando avaliar o estado de conservação, funcionamento e manutenção. O profissional especializado confronta o projeto inicial com as alterações ocorridas na edificação, buscando prevenir e oferecer segurança, estabilidade e funcionalidade.
Após a inspeção, o profissional habilitado emite o laudo atestando as patologias encontradas na edificação e as suas soluções.
Segundo Granato (2002) patologia é a ciência que estuda a origem, os sintomas e a natureza das doenças, e ainda diz que deve ser realizadas inspeções regularmente para avaliar e diagnosticar as patologias da construção, sendo assim feita a reabilitação da construção sempre que necessário.
METODOLOGIA
Para execução deste trabalho será utilizado como base metodológica a Norma de Inspeção Predial Nacional do IBAPE. Baseando-se em suas terminologias, conceitos, critérios, diretrizes, convenções, notações e procedimentos.
DADOS DAS INSPEÇÕES
INSPEÇÃO: 1
Finalidade da edificação: Edifício Residencial.
Endereço: Rua 124, s/n, Q. 22, L. 12, Jardim Presidente, Rio Verde - GO
Ano da construção: 2006
Projetista: -
Eng. Responsável: -
Classificação quanto ao nível de inspeção: Nível 1
Documentação analisada: Visita à edificação.
Sistemas construtivos analisados: Vedações e revestimentos.
Na vistoria promovida, foram verificadas as seguintes manifestações patológicas de projeto e execução da estrutura de concreto armado e nas alvenarias de vedação de bloco cerâmicos:
- Manchas na pintura: se da devido à inserção de água na parede resultando a infiltração de água, o que ocasiona as manchas (Figura 1), a infiltração também provoca a degradação dos materiais. É classificada quanto ao grau de risco, como mínima, causando desconforto sensorial ao usuário e depreciação estética a edificação. Esta infiltração é decorrente a falha ou ausência de impermeabilização na alvenaria, mal dimensionamento na calha ou rufo.
Como solução para esta patologia é necessário remover a pinturas da área agredida e aplicar impermeabilizante na estrutura; deve haver a eliminação das causas desta infiltração a fim de evitar novos problemas.
[pic 1]
Figura 1 – Manchas na parede.
Fonte: Próprio Autor (2018).
- Descascamento da massa corrida e pintura: também é causada devido à inserção de água na parede resultando a infiltração de água, ocasionando o descascamento da massa corrida e tinta (Figura 2), neste caso a infiltração também é responsável pela proliferação de fungos, bolores e degradação dos materiais. É classificada quanto ao grau de risco, como mínima, causando desconforto sensorial ao usuário e depreciação estética a edificação. Esta infiltração é decorrente a falha ou ausência de impermeabilização na alvenaria, ou algum vazamento na tubulação, já que é a parede do banheiro.
Como solução para esta patologia é necessário remover quaisquer pinturas, massa corrida ou revestimento da área agredida e aplicar impermeabilizante na estrutura; deve haver a eliminação das causas desta infiltração a fim de evitar novos problemas, fazendo uma possível manutenção no encanamento do banheiro.
[pic 2]
Figura 2 – Descascamento da textura com a tinta.
Fonte: Próprio Autor (2018).
INSPEÇÃO: 2
Finalidade da edificação: Edifício Residencial.
Endereço: Rua 7, quadra 9 lote 15 residencial Dona Gercina, Rio Verde - GO
Ano da construção: 2003
Projetista: -
Eng. Responsável: -
Classificação quanto ao nível de inspeção: Nível 1
Documentação analisada: Visita à edificação.
Sistemas construtivos analisados: Vedações e revestimentos.
Na vistoria promovida, foram verificadas as seguintes manifestações patológicas de projeto e execução da estrutura de concreto armado e nas alvenarias de vedação de bloco cerâmicos:
- Fissuras e trincas longitudinais: se trata de fissuras e trincas longitudinais no rodapé (Figura 3), esta manifestação está presente em quase todas as paredes da edificação. É classificada quanto ao grau de risco, como mínima, causando desconforto sensorial ao usuário e depreciação estética a edificação. Estão relacionadas à falta ou má execução na impermeabilização da viga baldrame.
Como solução para esta patologia recomenda-se fazer a manutenção periódica no revestimento, aplicando novamente a massa corrida ou caso necessário uma parte do revestimento da área agredida, prosseguindo com a pintura. Lembrando que neste caso, o problema provavelmente irá retornar, pois não foi eliminada a origem do problema, devido na maioria dos casos o procedimento para eliminar a infiltração ser inviável.
...