FONTES E CONTROLE DE POLUIÇÃO
Por: Werlly Sávio • 3/12/2020 • Resenha • 253 Palavras (2 Páginas) • 124 Visualizações
Tema abordado: Eutrofização
Introduziu-se a aula com uma curiosidade sobre as bombas d’água que flutuam, na qual supostamente seria uma ideia oriunda do Ceará. Essa seria utilizada para acompanhar o sistema de sucção da água com o nível dos reservatórios, uma vez que no semiárido corre uma grande variação dos níveis.
Logo em seguida foi abordado os fatores que influenciam a eutrofização, que seria o crescimento excessivo de plantas aquáticas. Os principais nutrientes que influenciam nesse fator são o acumulo de fósforo e o nitrogênio, na qual em nossa região o fósforo é mais comum causador.
Os principais sintomas desse processo são a grande quantidade de vegetal (planctónicas ou fixas) e liquido de coloração esverdeada. Por tanto, se o corpo hídrico estiver poluído o seu uso deverá ser interrompido para consumo. Mas, poderá ainda ser utilizado para a navegação, por exemplo.
Foi dado como modelo de estudo a sub-bacia do Castanhão, onde recebe águas do Oros e demais regiões. Frequentemente são feitas coletas para analisar a qualidade da água, onde baseado nisso é calculado a intensidade necessária para o tratamento da água para chegar à população. Os reservatórios monitorados pelo portal hidrológico, mostra que 84% estão eutrofizados, causam um gasto maior em tratamentos.
A exposição dos solos, criação de peixes e lançamento de desejos são os principais fatores que causam o aumento de fósforo nos reservatórios. Sendo que se o corpo hídrico tiver mais do que 0.053ml/m³. Por tanto é necessário a análise dos reservatórios, para verificar a qualidade da água e classifica-la em oligotrófico mesotrófico e eutrófico..
...