FRACASSOS NOS PROJETOS DE TI
Monografias: FRACASSOS NOS PROJETOS DE TI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suelengs • 4/6/2013 • 3.461 Palavras (14 Páginas) • 637 Visualizações
RESUMO
Os estudos mostram que o índice de sucesso em projetos de TI não tem melhorado, mesmo com o avanço da tecnologia e das técnicas de gerenciamento. Um artigo do instituto Gartner, publicado em fevereiro de 2011, trata deste assunto e ainda cita alguns dos motivos que os gerentes dizem ser os maiores causadores do sucesso parcial nos projetos (o projeto cumpre o escopo, mas falha ao cumprir o prazo ou o custo acordados).
Neste trabalho serão explorados alguns conceitos da disciplina gerenciamento de projetos baseados no PMBOK, um guia de gerenciamento de projetos mundialmente aceito e utilizado, que demonstra as boas práticas do mercado divididas em processos, com entradas e saídas, além das ferramentas para desenvolvê-los.
Ao final, serão expostos motivos para a implementação de um escritório de gerenciamento de projetos (PMO), um escritório da organização incumbido de gerenciar e controlar os projetos desenvolvidos e que, segundo pesquisas com grandes empresas atuantes no mercado brasileiro, tem trazido grandes avanços e benefícios aos projetos e colaborado com o aumento do índice de sucesso dos projetos de TI.
Palavras-chave: Gestão de projetos, TI, Tecnologia da Informação, Gerenciamento de Projetos, PMO, PMBOK.
ABSTRACT
Studies have shown that the rate of success in IT projects has improved, even with the advance of technology and management techniques. An article published for Gartner, in February 2011, addresses this issue and even cited some of the reasons that managers say are the biggest cause of partial success in the projects (the project meets the scope, but fails to meet the deadline or the cost agreed).
This work will explore the concepts of the discipline of project management based on PMBOK, a guide to managing projects globally accepted and used, which demonstrates good practice in the market divided into processes with inputs and outputs, and the tools to develop them.
In the end, will be exposed reasons for implementing a project management office (PMO), an office of the organization responsible for managing and controlling the projects developed and, according to surveys of large companies in the Brazilian market, has brought great advances and benefits to projects and collaborated with the increased success rate of IT projects.
Keywords: Project Management, IT, Information Technology, PMO, PMBOK..
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 7
2. PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.
3. IMPACTO NO MERCADO DE TI ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.
4. COMO AUMENTAR O ÍNDICE DE SUCESSO? ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.
4.1. PMBOK 4º EDIÇÃO – UM GUIA COM AS BOAS PRÁTICAS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.
4.2. CRIAÇÃO DE UM ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.
5. CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 10
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
FIGURA 1: Matriz de processos do PMBOK 4º Edição..............................................13
LISTA DE TABELAS
TABELA 1: Descrição de alguns processos do PMBOK 4º Edição...........................14
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho busca aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de gerenciamento de infraestrutura em projetos de TI, economia e mercado e financiamento de projetos de TI.
Entre outros, pode-se destacar dois principais pontos que são avaliados na entrega de um projeto que determina o sucesso ou não do mesmo, é possível que o projeto atenda ao escopo, fique dentro do orçamento e data de entrega observando as boas práticas de mercado que estão reunidas no guia PMBOK.
Será demonstrado ainda o quanto esse fato impacta em uma empresa e no mercado de TI.
Também será proposto uma solução fundamentada nos conhecimentos adquiridos nas aulas e em pesquisas feitas sobre este tema para atender o binômio no prazo & dentro do orçamento em projetos de TI.
2. CONCEITOS INICIAIS
Ao pensarmos ou falarmos sobre gerenciamento de projetos, em seguida lembramo-nos de alguns pontos como tempo, custo e cronograma, estes fundamentais para análise e execução de um projeto.
Para obter sucesso em um projeto é fundamental que estes pontos sejam levados em consideração e sejam cumpridos de acordo com o estipulado no contrato.
Antes de falarmos da importância destes pontos em um projeto e o quanto influenciam no mercado, definiremos e entenderemos a respeito do que são projetos, a história do surgimento da gestão de projetos, sobre o mercado e sobre o gerente de projeto.
2.1. Projetos
De acordo com o Dicionário AURÉLIO (ok) a palavra projeto vem do latim projectu. “1. Idéia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro; plano, intento, desígnio; 2. Empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema; 3. Redação ou esboço preparatório ou provisório de um texto; 4. Esboço ou risco de obra a se realizar; plano; 5. Plano geral de edificação”.
Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo; é um empreendimento organizado não repetitivo de sequencia lógica, ou seja, possui um começo, meio e fim, apoiado sobre uma sequência bem definida de eventos para resolver um problema, gerar um produto ou serviço singular, para atingir um objetivo, do qual os resultados podem ser tangíveis ou intangíveis.
No contexto das empresas, segundo ESCOBAR (2011) ok, “projetos são empreendimentos que visam o aumento na capacidade de criação de valor nas organizações”.
São muitas as definições, mas é possível obter um entendimento conceitual através dos pontos de vista de alguns autores conhecedores
...