TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA - ELETROMAGNETISMO

Por:   •  4/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  1.169 Visualizações

Página 1 de 4

JUSTIFICATIVA

  • Atualmente para carregarmos um celular é necessário conectá-lo a uma fonte de energia, mantendo-o próximo da tomada, o que torna não é flexível, e também o uso de condutor para o mesmo. Ao mesmo também, estudar e desenvolver um projeto, dentro do eletromagnetismo, envolvendo os conceitos e princípios físicos, de propagação das ondas eletromagnéticas, uma disciplina que é uma das bases da formação para um engenheiro eletricista.
  • De acordo com um novo relatório da Navigant Research, espera receitas de energia sem fio global para crescer de US $ 1,3 bilhões em 2015 para US $ 17,9 bilhões em 2024.
  • Segundo a FGV, 2015, o Brasil já possuí mais de 152 milhões de celulares, o uso de smartphones de tornou comum e fundamental na vida dos brasileiros, portando o estudo de acessórios e tecnologias de suporte, e que tragam facilidade e praticidade nesse campo são prioritárias.
  • Segundo Lindsay Lorenz, 2015, energia sem fio está começando a ganhar ampla adoção em telefones celulares, que por sua vez está empurrando lentamente a adoção da funcionalidade de energia sem fio em automóveis e espaços públicos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA – HISTÓRIA

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA - ELETROMAGNETISMO

Basicamente, como expressado anteriormente, existe uma relação comum entre a eletricidade e o magnetismo, sendo que a corrente elétrica alternada gera campos magnéticos oscilantes, e a oscilação de campos magnéticos induzem correntes.

        Isto é comprovado fisicamente, através das equações apresentadas por J. C. Maxwell

Onde se estivermos analisando uma carga parada, ela produz um campo E (elétrico), mas não produz um campo B (magnético) (Lei de Gauss). Mas se está carga estiver em movimento (significado de corrente elétrica), ela produz um campo E (elétrico), e um campo B (magnético) (Lei de Ampère). E quando o campo elétrico, está variando em função do tempo, um campo B (magnético) é induzido nas proximidades (Lei de Ampère). Da mesma maneira quando campo B (magnético), varia em função do tempo, um campo E (elétrico) é induzido em suas proximidades (Lei de Faraday).

Precursor da eletricidade sem fio, Nikola Tesla.

        Em 1988, o professor John Boys, da Universidade de Auckland (Nova Zelândia), construiu o primeiro protótipo de fonte de alimentação elétrica que dispensava contato físico com os equipamentos alimentados. A tecnologia foi patenteada pela empresa da universidade onde foi criada. Em 2008, a Intel Corporation conseguiu reproduzir os modelos de Tesla e do grupo de John Boys, acendendo uma lâmpada sem usar fios, com luminosidade satisfatória. Nos EUA, o vanguardista Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) lidera as pesquisas no campo. Um invento do professor croata Marin Soljacic faz funcionar uma tevê colocada a 1,5 metro do transmissor.

DESENVOLVIMENTO

Realizamos pesquisas, afim de entender e foi identificado dois tipos de tecnologias associadas, que atendem o escopo apresentado, normalizadas segundo WIRELESSPOWERCONSORTIUM são: Indução magnética (acoplamento indutivo) e a ressonância magnética (ressonância acoplada magneticamente).

Devido a quantidade de projetos e a comercialização e a limitação o sistema de acoplamento indutivo, será reproduzido, para demonstração, sendo que o foco será direcionado ao segundo, que de ressonância magneticamente, pois nos fornece um campo maior de atuação, e possibilita maior flexibilidade no carregamento dos dispositivos móveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com