FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Trabalho Escolar: FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 122014 • 13/5/2014 • 1.800 Palavras (8 Páginas) • 535 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Os sistemas de informação são formas de expressão para descrever um sistema, seja ele automatizado ou manual. De acordo com os assuntos estudados, obtive o entendimento que os sistemas de informação automatizados, é que faz a administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro de uma organização. O acesso às informações exige um conjunto de atividade e soluções providas por recurso de computação que visam permitir a produção, armazenamento e transmissão dessas informações, esse processo pode ser classificado como Tecnologia da Informação (TI).
Segundo Laudon e Laudon (2003) “um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações”.
O sistema de computação se divide em dois grupos: Hardware, que é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. E software é a parte lógica do computador. Neste portfólio será voltado pra o software.
Para Laudon e Laudon (2001), softwares são "as instruções detalhadas que controlam a operação de um sistema de computador. Sem o software, o hardware de compu¬tador não poderia executar as ta¬refas que associamos a eles".
Há alguns modelos de processo de software, a seguir será apresentado o modelo cascata, este aborda de forma sistemática e sequencial ao desenvolvimento de software. Ele foi desenvolvido através de modelos de atividade de engenharia surgindo em meadas da década de 70. Este modelo contem muitas vantagens, dentre elas a que torna o processo de desenvolvimento bem estruturado, porém também apresenta muitas desvantagens.
Para comunicar instruções para um computador é necessário uma linguagem de programação, apresentarei um pouquinho sobre a linguagem de programação DELPHI, este apresenta uma linguagem de fácil aplicação.
2. OBJETIVO
Pretendo ampliar a busca da melhoria de desempenho na realização de atividades voltadas para os sistemas de informação e suas tecnologias. Ampliar os conhecimentos neste campo é fundamental, espero com a relaização deste trabalho, adiquirir mais intimidade com esse assunto que muito vou usar quando me tornar um profissional da área. Hoje em dia as organizações estão cada vez mais exigentes e ser um bom profissinal qualificado e essencial.
Os assuntos trabalhados neste semestre tende a conceder noções importantes para a vida profissional, por isso pretendo aproveitar o máximo do estudo para realizar este portfólio, pois assim poderei irriquecer mais os meus conhecimentos.
3. DESENVOLVIMENTO
Embora seja uma representação abstrata os Softwares são quem permite os desenvolvimentos de programas, podendo criar de forma ilimitada jogos, editor de texto, programas para empresas comerciais, industriais, etc; programas de automação. Cada modelo representa um processo a partir de uma perspectiva particular. Os processos de software definem uma estrutura que consiste em áreas de processos chaves.
Processo de software é uma sequencia coerente de práticas que objetiva o desenvolvimento ou evolução de sistemas de software. Estas práticas englobam as atividades de especificação, projeto, implementação, testes e caracterizam-se pela interação de ferramentas, pessoas e métodos. Oferece uma forma mais abrangente e fácil de representar o gerenciamento de processo de software e consequentemente o progresso do projeto.
3.1 MODELO DE PROCESSO DE SOFTWERE
Modelo Cascata, também conhecido como Sequencia Linear ou Ciclo de Vida Clássico, este é modelo antigo utilizado em engenharia de software, com uma abordagem sistemática, sequencial ao desenvolvimento de software. Recebe esse nome por que retrata um desenvolvimento gradual e possui sequência de passos em ordem que devem ser seguidos no desenvolvimento de um software.
Sequencias de um modelo cascata para o processo de um software:
- Especificação
-Projeto
-Implementação
-Validação
-Manutenção
Parecendo um degrau, este possui sequencias de passos, dessa forma em sequencia torna o processo de desenvolvimento estruturado, tendo assim uma ordem sequencial em cada fase, ou seja, a cada passo, passa-se a fase e cai em cascata na próxima fase, terminando antes do inicio da seguinte fase. Todas as atividades identificadas nas fases do modelo são fundamentais e estão na ordem certa.
Diferentes pesquisadores apresentam propostas muito variantes deste modelo e sendo que a característica mais comum o fluxo linear e sequencial de atividades semelhantes. Este modelo deve ser conduzido de forma disciplinada, com atividades claramente definidas, determinada a partir de um planejamento e conduzida de forma gerenciada.
3.2 EVOLUÇÃO DO MODELO CASCATA
Proposto por Royce, surgiu em meadas da década de70 o modelo cascata, derivado de modelos de atividade de engenharia, teve a finalidade de estabelecer uma ordem no desenvolvimento de software, sendo este modelo o mais rígido e menos administrativo.
O modelo cascata é referencia para muitos outros modelos, é um dos mais importantes e serve como base para muitos projetos modernos.
Ao longo do tempo a versão original foi melhorada e retocada e ainda hoje é muito utilizado.
3.3 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MODELO CASCATA
O modelo cascata tem muitas vantagens, uma delas é propor que o cliente participe do projeto, ele só a avança para a fase seguinte quando o cliente aceita e aprova o produtos finais da fase atual. Esse processo minimiza o impacto da compreensão adquirida no decurso de um projeto, sabendo que, uma vez que se conclui um processo não pode voltar atrás de modo a alterar os modelos e as conclusões
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