FUNDAÇÕES RASAS E PROFUNDAS
Por: Bruna Silveira • 28/5/2018 • Relatório de pesquisa • 1.545 Palavras (7 Páginas) • 383 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
BRUNA FLOREZ DA SILVEIRA
THAINA RAMALHO RIBEIRO
FUNDAÇÕES RASAS E PROFUNDAS
PROF.º JOSÉ ARMANI PASCHOAL
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2018
BRUNA FLOREZ DA SILVEIRA
THAINA RAMALHO RIBEIRO
FUNDAÇÕES RASAS E PROFUNDAS
Atividade Prática Supervisionada apresentado junto a Universidade Paulista
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1 Objetivos 4
1.1.1 Objetivo Geral 4
1.1.2 Objetivos Específicos 4
1.2 Metodologia 5
2. REVISÃO TEORICA 5
2.1 Fundações Superficiais 5
2.1.1 Sapatas 6
2.1.2 Blocos de Fundação 6
2.1.3 Radiers 6
2.2 Fundações Profundas 6
2.2.1 Estacas 7
2.2.2 Tubulões 7
2.2.3 Caixões 7
3.0 VISITA TECNICA 7
3.1 Fundação Superficial 7
3.2 Fundação Profunda 9
5. CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
- INTRODUÇÃO
Uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), é uma área que tem por finalidade produzir um serviço de alimentação e nutrição. Serviço este que deve ser organizado, contendo uma sequência de ações que visam fornecer refeições balanceadas nutricionalmente, seguindo os padrões dietéticos e higiênicos, ajustada aos limites financeiros da Instituição. (ABREU; SPINELLI; et al 2009).
A Administração deve ser concedida a um nutricionista, por este ser o profissional melhor capacitado para esta função.
No processo de construção de um serviço de alimentação, o nutricionista pode auxiliar na organização de departamentos ou serviços, fluxogramas, compra de equipamentos e planejamento físico-funcional. (MEZOMO, et al 2015).
Há uma dificuldade em encontrar materiais que auxiliem o nutricionista no processo de abertura de uma Unidade de Alimentação, devido a isso, o Guia Prático para Abertura de um Restaurante foi elaborado.
- Objetivos
1.1.1 Objetivo Geral
Estudar os diferentes tipos de fundações rasas e profundas.
1.1.2 Objetivos Específicos
- Discutir as diferenças entre as fundações profundas e as fundações rasas;
- Analisar a escolha de fundação utilizada em cada um dos casos;
1.2 Metodologia
Devido a facilidade no acesso ao credito imobiliário, houve um aumento na procura de residências, tornando-se necessário a aplicação de métodos construtivos mais rápidos e eficientes, tais como o uso de parede de concreto.
Obras executadas com esse processo, demandam um investimento inicial alto, pela necessidade de aquisição de equipamentos e fôrmas especificas para sua execução. Contudo em um empreendimento de médio ou grande porte, esse alto investimento se torna insignificante, se comparado ao ganho de tempo, qualidade final e facilidade na execução, devido a não necessita de mão-de-obra altamente qualificada.
Um método limpo, com pouco entulho gerado e a não necessidade de quebra da vedação para instalações elétricas e hidráulicas; rápido e de baixo custo, pela capacidade de produção em escala; tornando-se eficaz para empreendimentos horizontais e verticais, principalmente de baixo e médio padrão imobiliário.
2. REVISÃO TEORICA
Fundações são elementos que têm por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para as camadas resistentes do solo sem provocar ruptura do terreno de fundação.
A escolha do tipo de fundação a ser utilizado em uma edificação será em função da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo. Com base nessas duas informações, escolhe-se a opção que for mais barata, que tenha um prazo de execução menor e que atenda todas as normas de segurança.
As fundações podem ser divididas em 2 grandes grupos: Fundações superficiais (ou rasas ou diretas) e fundações profundas.
2.1 Fundações Superficiais
Conforme a NBR 6122/1996, as fundações superficiais são elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação.
As fundações superficiais são tipicamente projetadas com pequenas escavações no solo não sendo necessários grandes equipamentos para execução.
São tipos de fundações superficiais as sapatas (sapatas isoladas, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas), os blocos, os radiers.
2.1.1 Sapatas
As sapatas são elementos de fundação com base em planta geralmente quadrada, retangular ou trapezoidal. Se caracterizam por trabalharem à flexão já que são executadas em concreto armado.
2.1.2 Blocos de Fundação
Os blocos são elementos de fundação com base geralmente em planta quadrada ou retangular e em elevação assumem a forma de bloco escalonado ou pedestal ou de um tronco de cone. Se caracterizam por trabalharem à compressão já que não é necessário o emprego de armadura pois os blocos de fundação são dimensionados para que as tensões de trações atuantes sejam resistidas pelo concreto.
...