Firewall No Windows
Casos: Firewall No Windows. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priquito • 8/3/2015 • 2.057 Palavras (9 Páginas) • 410 Visualizações
INSTITUTO DE TEOLOGIA APLICADA – INTA
PÓS-GRADUAÇÃO EM REDES E SISTEMAS DE SEGURANÇA DE SISTEMAS
SERVIDORES WINDOWS
TURMA: 01
PROFESSOR: CHAGAS JUNIOR
FIREWALL NO WINDOWS
Sobral
02/2015
FIREWALL NO WINDOWS
Trabalho apresentado ao curso de Pós-Graduação em Redes e Sistemas de Segurança de Sistemas, para obtenção da nota parcial da disciplina Servidores Windows.
Sobral
02/2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 A IMPORTÂNCIA DE UM FIREWALL.....................................................................4
3 RISCOS DE NÃO USAR UM FIREWALL................................................................5
4 AMEAÇAS E ATAQUES..........................................................................................5
5 FIREWALL NO WINDOWS......................................................................................7
5.1 CONFIGURAR O FIREWALL DO WINDOWS.......................................................8
5.2 COMANDOS NETSH PARA O FIREWALL DO WINDOWS..................................9
6 O QUE O FIREWALL DO WINDOWS FAZ E NÃO FAZ.........................................11
7 CONCLUSÃO.........................................................................................................12
8 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA............................................................................13
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre o Firewall do Windows. O sistema operacional Windows, e, a rede de computadores que o mesmo gerencia, necessitam de um nível de segurança bastante elevado, devido os perigos que o cercam, principalmente quando os mesmo estão conectados à rede mundial de computadores (internet). Pessoas mal intencionadas que estiverem conectadas a rede externa ou interna, podem vir a se infiltrar na rede ou em um computador particular, com a intenção de coletar informações confidenciais (contas bancárias, número de cartões de crédito, dados pessoais, etc.) para fins de golpe. A tecnologia Firewall foi criada com o intuito de proporcionar mais segurança aos serviços de conectividade, pois hoje em dia, basicamente, tudo gira em torno da internet. Sua função é proteger os dados através do bloqueio das portas do sistema.
O Firewall vai ser o porteiro do sistema, permitindo somente entradas e saídas de dados autorizados pelo administrador. Como todo tipo de trabalho existem regras, com o Firewall não é diferente, pois ele trabalha através de regras de segurança (comandos), os mesmos falaremos mais adiante.
O Firewall passou por algumas melhorias desde o seu lançamento e se tornou uma ferramenta muito importante para a segurança do sistema. Desde a versão service pack 2 do Windows XP, o Firewall vem instalado por padrão no sistema.
Agora, nos capítulos seguintes, abordaremos diversos assuntos relacionados sobre o Firewall do Windows, e a sua importância.
2 A IMPOTÂNCIA DE UM FIREWALL
Com o crescente número de computadores interligados, devido à grande facilidade dos serviços de internet, gerou-se um aumento substancial dos riscos deles serem invadidos ou sofrerem algum tipo de ataque. A Microsoft passou a adotar em seus sistemas, um método de segurança chamado de Firewall (ou em português: parede de fogo). “Firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do Firewall.” (WINDOWS, 2015)
A utilização de um Firewall dará uma proteção a mais ao sistema, impedindo entrada e saídas de dados não autorizados e garantindo um ambiente mais seguro. O Firewall “[...] tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede.” (WINKPEDIA, 2015).
Segundo Urubatan (2004, p. 6) “Um Firewall [...] poderá de forma segura levar serviços de inter-conectividade a sua rede local.” Os Firewalls são tipicamente agregados a redes TCP/IP.
Figura 1 – Firewall Windows Serve 2008:
Fonte: http://www.windowsnetworking.com/img
Firewall também e muito usado pelos administradores de redes, para bloquear acessos indevido de seus usuários (sites ou outros serviços de aplicação).
3 RISCOS DE NÃO USAR UM FIREWALL
Não existe um sistema cem por cento seguro, principalmente em se tratando de sistemas em rede, o máximo que possamos fazer é deixá-lo o menos vulnerável possível, e esse é o principal propósito do uso do Firewall.
Sem a utilização de um Firewall, facilitará “[...] que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet.” (WINDOWS, 2015). Esses acessos são ocultos, sem ao menos que o usuário saiba.
Devemos ressaltar que, a maioria dos riscos partem do próprio administrador do sistema e dos demais usuários, quando os mesmo realização más configurações dos aparelhos, senhas mal elaboradas, manter configurações de fábrica, falta de atualização dos softwares e falta de troca de equipamentos já obsoletos. “Segundo um estudo realizado pelo instituto de pesquisas Gartner, em 2006, 70% dos ataques
...