Fisica - Medidas de Tempo
Por: amandacamposcvo • 3/12/2019 • Bibliografia • 414 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
Medidas de tempo
Introdução:
A medida do tempo se baseia no movimento de rotação da Terra, o tempo é algo que não conseguimos compreender CERTAMENTE, sentimos sua passagem, mas não sabemos defini-lo. Newton, por exemplo, disse, “Não defina tempo, espaço, lugar e movimento, que são coisas bem conhecidas por todos.”. A ignorância sobre a natureza do tempo, não impede que mede e refere ao tempo de alguma maneira.
Frequentemente dizemos várias coisas como, “há mais de um ano não vejo fulano”, “Ainda faltam alguns minutos para a aula terminar”, desse modo mencionaram-se intervalos de tempo correspondentes a um ano, a um minuto ou até mesmo horas, cada caso fez-se uma comparação entre a duração do acontecimento e uma certa unidade de tempo. Sempre que quisermos medir o tempo, devemos escolher um fenômeno periódico qualquer, isto é, que se repete regularmente, e comparar a duração desse fenômeno com a do acontecimento que pode ser estudado.
A medição do tempo apresenta dois aspectos: a seqüência e a durabilidade (intervalo de tempo) dos acontecimentos. Tanto na vida diária, quanto para alguns propósitos científicos, é necessário saber a hora para ordenar os acontecimentos. Na maioria dos trabalhos científicos, deseja-se saber a duração do evento (intervalo de tempo). Assim, qualquer padrão de tempo deve ser capaz de responder às seguintes perguntas: “a que horas ocorre um determinado evento?” e “quanto tempo dura?”.
Pode-se usar como medida de tempo qualquer fenômeno que se repita. O método de medição consiste em contar as repetições. Por exemplo, podem ser usados um pêndulo em oscilações, um oscilador massa-mola ou um cristal de quartzo.
Atualmente, o instrumento mais utilizado para medir o tempo é o cronômetro digital que, em geral, tem uma resolução de 0,01 s.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfgU4AB/relatorio-experimental-2-experiencia-medidas-tempo
HALLIDAY, D. & RESNICK, R. Física 1. 5.ed. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos,2003.
Objetivos:
Determinar o tempo de reação individual de um experimentador e a incerteza a ser considerada na medição de um intervalo de tempo feita por ele.
Materiais:
- Corpo básico
- Armadores
- Esfera com gancho
- Escala milimetrada complementar
- Cronômetro
- Régua milimetrada
- Cordão
Procedimentos:
Pediu-se a um colega para segurar a extremidade superior da régua na posição vertical, com a marca zero dirigida para baixo;
Posicionou seus dedos (polegar e indicador) entreabertos na marca zero da régua;
Soltou-se a régua sem aviso prévio e imediatamente o colega fechou os dedos para segurar a régua, sem que subisse ou descesse a mão;
Observou em que marca o colega segurou a régua e anotou na tabela A-I;
Trocou-se de posição com o colega e anotou também a marca registrada na tabela B-II
...