Fisica empuxo
Por: Francielly Matioski • 13/4/2016 • Artigo • 366 Palavras (2 Páginas) • 340 Visualizações
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
EXPERIMENTO 17
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES – EMPUXO
GRAZIELLI MATIOSKI
FRANCIELLI MATIOSKI
DAIANE LÉIA CORDEIRO
PROFESSOR ISAIR
Física
Joinville – SC
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................3
METODOLOGIA...........................................................................................................4
RESULTADOS.............................................................................................................5
CONCLUSÃO...............................................................................................................6
REFERÊNCIAS............................................................................................................7
INTRODUÇÃO
Empuxo é uma força de reação descrita quantitativamente pelas segunda e terceira leis de Newton. Quando um sistema expele ou acelera massa em uma direção, a massa acelerada vai causar uma força de igual magnitude mas em sentido oposto.
Em engenharia mecânica, a força aplicada a uma superfície em uma direção perpendicular a essa superfície, é chamada empuxo.
Quem pela primeira vez verificou este fato foi o físico grego Arquimedes (282-212 a.C.), a história conta que em seu famoso banho ao descobrir como solucionar o problema do “peso” da coroa.
METODOLOGIA
Materiais utilizados:
Dinamômetro;
Becker de 400 ml;
Seringa;
Cilindro de Nylon;
Cilindro de plástico;
Hastes com tripé;
Água;
Álcool;
Primeiramente ajustamos o zero do dinamômetro, penduramos o cilindro de nylon na parte inferior do primeiro cilindro e anotamos o valor indicado no dinamômetro: Peso Real P= 0,75N.
Logo em seguida, enchemos o Becker de água e mergulhamos o cilindro de nylon na água, novamente anotamos o peso aparente Pa= 0,35N que estava indicado no dinamômetro.
Na segunda etapa do teste enchemos com uma seringa o balde que estava pendurado, o volume da água foi de 0,036 L ou 36 cm³.
A leitura do dinamômetro foi de P = 0,75 N e o peso da água Pa = 0,40N.
No segundo teste fizemos os mesmos procedimentos mas usando agora o Álcool no lugar da Água.
Mergulhando o cilindro de nylon no álcool o peso aparente foi Pa = 0,45N
...