Flux Caixa
Trabalho Universitário: Flux Caixa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leocaju • 28/5/2014 • 4.105 Palavras (17 Páginas) • 283 Visualizações
Sumário
Introdução 04
Capítulo I – Descrição do investimento pretendido 05
Capítulo II – Elaboração do Fluxo de Caixa Relevante 08
Capítulo III – Métodos para Avaliação de Investimentos 11
Capítulo IV – O Efeito da Inflação na Análise de Investimentos 16
Capítulo V– O Imposto de Renda e a Depreciação 19
Conclusão 20
Bibliografia 21
INTRODUÇÃO
A nossa ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas) é composta por 05 Capítulos.
No Primeiro Capítulo abordaremos a descrição do negócio escolhido, após a análise do mercado de negócios e investimentos nosso grupo decidiu trabalhar com mercado de calçados, voltado para o público feminino, direcionando para linha feminina esportiva, tendo como característica de extremo conforto para mulheres exigentes, que proporcione o Máximo em conforto para que tenham uma vida ativa e produtiva.
O Segundo Capítulo descreveremos a importância do Fluxo de Caixa Relevante como uma das mais importantes ferramentas gerenciais, pois através desta ferramenta tem -se uma previsão elaborada com base nos dados levantados das projeções financeiras da empresa.
No Terceiro Capítulo, veremos os Métodos de Avaliação de Investimentos, sendo estas ferramentas muito importantes, pois existe a necessidade de verificar se o capital investido terá o retorno no tempo esperado e se o negócio é de fato viável.
O Quarto Capítulo falaremos sobre a inflação e seus efeitos da inflação para ass empresas e como estas fazem para lidar com esta situação.
E o Quinto Capítulo mostra demonstraremos os tipos de classificação para Declaração de Imposto de Renda das empresas (lucro real e lucro presumido), e a depreciação dos bens mobilizados..
Capítulo 1 – Descrição do investimento pretendido
Hoje, em um mundo tão globalizado há cada vez mais a necessidade de se analisar muito onde pretende aplicar seu dinheiro, pois, com tanta concorrência, a probabilidade de não se obter o retorno desejado em um investimento aumenta muito.
Empresários e investidores muitas vezes não planejam ou não fazem uma boa análise, sobre onde, quando e quanto de seu capital investir, com o intuito de aumentar seu capital. Sendo assim precisam estar atentos ao mercado avaliar todos os riscos possíveis que poderão vir em consequência de um mau investimento. Podemos então citar abaixo um pouco de conhecimento sobre investimento.
Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber um retorno futuro superior ao aplicativo, ou seja, utilizar recursos disponíveis no tempo presente, sendo assim criando recursos futuros. Existem vários tipos de investimentos dentre alguns podemos citar: adquirir uma casa, um carro, abrir uma empresa, fazer uma aplicação financeira, cursar uma faculdade e vários outros exemplos poderiam ser citados.
Temos basicamente uma divisão em três grandes categorias de investimentos, quando definido em relação a sua origem:
INVESTIMENTOS PUBLICOS: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidade publicas a fim de gerar bem estar social. Estes investimentos não têm como objetivo gerar retorno monetário, mas sim retornos sociais. São exemplos deste tipo de investimento publico hospitais, escolas, rede de saneamento básico e outros.
INVESTIMENTOS PRIVADOS: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com o objetivo de retorno monetário aos investidores. Esse tipo de investimento é responsável pela maior parte geradora de emprego e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos de investimentos privados são: fábricas, empresas de prestação de serviço, lojas entre outros.
INVESTIMENTOS MISTOS: estes são disponibilizados em parte pelo governo ou entidades públicas, e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Neste investimento geralmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem como objetivo tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário. Exemplos de investimento misto, a Petrobrás o Banco do Brasil.
A importância dos investimentos
Os investimentos são importantes para fundamentar a economia e as organizações. Com a economia o País só pode crescer com fluxo contínuo de investimentos, para que esse crescimento é necessário aumentar a produção das indústrias e de todas as unidades produtivas. Os investimentos das organizações influenciam em 02 aspectos:
1) Expansão das organizações: tem como objetivo crescer e expandir onde possa gerar mais retorno ao investidor, e a única maneira de viabilizar este investimento é investindo.
2) Reposição do capital: fluxo de investimentos necessários para repor o desgaste e a obsolescência das suas máquinas e equipamentos. Necessário para garantir a reposição do seu capital e seus planos de expansão.
O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, e cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização. O administrador deve analisar os investimentos de uma forma racional, com o objetivo de escolher as melhores opções. Para isso, ele deve fazer 03 considerações que influenciam a decisão: a economia, a financeira e a de ambiente empresarial.
Analisados estas considerações, é necessário definir um plano de negócios, buscar informações sobre o ramo que pretende investir e identificar as necessidades e a viabilidade do empreendimento. Salientamos que é necessário saber sobre o ramo, tirar informações para poder enriquecer o conhecimento do produto. Pontos relevantes para a abertura de um negócio: ramo, clientes, produtos e serviços, investimentos, localização, funcionários, lucros, etc.
Após a análise do mercado de negócios e investimentos nosso grupo decidiu trabalhar
...